Após seis anos, Brasília (DF) e Buenos Aires (ARG) terão novamente um voo direto que ligará as duas capitais sul-americanas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10.03), em evento que contou com a participação de representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Embaixada da Argentina e da empresa aérea Aerolíneas Argentinas, que retomará o trajeto a partir do dia 5 de abril. Ao todo, serão realizadas quatro frequências semanais, com voos que devem durar cerca de 3 horas e 30 minutos cada.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, essa retomada de voos dará mais uma opção ao turista argentino de conhecer Brasília e outros lugares do país. “Iniciativas como esta são fundamentais para aproximar os dois países e potencializar o turismo no Brasil. Brasília é um importante hub aéreo que conecta diversas capitais brasileiras e que, a partir de abril, também nos conectará à esta capital sul-americana importante emissária de turistas para o Brasil”, destacou o ministro.
Os voos serão operados entre os aeroportos Internacional de Brasília e Jorge Newbey (Aeroparque), localizado no centro de Buenos Aires, sempre às terças e sábados, às 21h50, e às quartas e domingos, às 8h45. Com o retorno do trajeto, a expectativa é de que novas rotas possam ser criadas. Atualmente, os argentinos representam mais de um terço do total de turistas internacionais que o país recebe, com uma média de dois milhões de visitantes.
“A criação dessa rota direta deve contribuir ainda mais para melhorar esses números e aumentar a importância da Argentina para o Brasil e vice-versa. Com esta rota, os argentinos terão uma nova opção de turismo, não só de lazer, mas também de negócios”, destacou o gerente de Operações no Exterior da Embratur, Heitor Kadri, durante o evento em Brasília (DF).
CONECTIVIDADE AÉREA – Em janeiro deste ano, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), o Ministério do Turismo e a Embratur trataram de conectividade aérea e ampliação de voos para o Brasil. Na ocasião, os membros se reuniram com representantes da companhia aérea espanhola Iberia e do Grupo Ávoris para tratar sobre o aumento de voos para o Brasil. Durante o encontro, a espanhola Iberia sinalizou que estava próxima de retomar a quantidade de voos para São Paulo e, a partir de julho, três voos por semana para o Rio de Janeiro.