Em missão na China, governadores Ronaldo Caiado e Romeu Zema fecham parceria com a Huawei

Acordo com a gigante de telecomunicações visa desenvolver soluções tecnológicas para o serviço público

Visando atrair investimentos e impulsionar as exportações, quatro governadores e mais de mil empresários brasileiros participaram da feira anual de importação e exportação da China (CIIE), realizada em Shangai.

Na ocasião, o primeiro-ministro Li Qiang se comprometeu a “ampliar ativamente as importações” chinesas.

O consulado do Brail em Shangai divulgou que a delegação de empresários atingiu um recorde estimado. Conforme o cônsul-geral Augusto Pestana, o evento foi um “marco de retomada” para a China e “um novo estágio da parceria” com o Brasil. Este ano houve uma maior diversidade na representação do país, com stands apresentando desde alimentos até máquinas e economia digital.

Governo de Goiás

O Governo de Goiás fechou parceria com a multinacional chinesa Huawei para desenvolver soluções tecnológicas voltadas ao serviço público estadual. O memorando de entendimento foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado e pelo presidente da empresa, Sun Baocheng, em Shenzen, na China.

“Nosso estado será destaque em tecnologia e referência no atendimento rápido e eficaz ao cidadão”, ressaltou o governador, durante solenidade com a presença de autoridades e empresários.

A gigante do país asiático possui mais de 25 mil pesquisadores em tecnologia da informação e telecomunicações e colocou seu corpo técnico à disposição de Goiás. As ferramentas serão desenvolvidas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei. Entre outros serviços, a empresa pode ampliar a rede de internet nas escolas estaduais, com utilização da chamada wi-fi 6, última tecnologia em conexão sem fio.

Governo de Minas Gerais

Durante sua missão oficial à China, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniu com representantes da empresa de tecnologia chinesa Huawei onde foram confirmadas as parcerias entre o Estado e a companhia na área da educação.

Mais de 70 mil professores da rede estadual serão treinados em Tecnologia da Informação e Comunicação, com objetivo de replicar esse conhecimento em sala de aula com capacidade de impactar 1,3 milhão de alunos.

O objetivo é que os jovens mineiros avancem nos conhecimentos sobre a revolução digital que estamos vivendo, para que estejam cada vez mais preparados para as novas opções no mercado de trabalho que se apresentam a partir dessa grande mudança.

No encontro, também foram apresentadas ações do programa Wi-fi nas Escolas, que também está sendo implementado em parceria com a Huawei e vai permitir conexão de alta qualidade em 2.197 escolas.

Ainda foram discutidas a ampliação dessa parceria para outras áreas do Estado e apresentadas as novas soluções tecnológicas que serão implementadas ao longo dos próximos anos com o avanço da tecnologia 5.5G.

“Foi um encontro muito produtivo que mostrou que estamos no caminho certo para podermos ter muitos avanços nos serviços públicos a partir da melhoria da tecnologia. Estamos avançando na educação e queremos agora ampliar para outras áreas do Estado, como saúde e segurança”, concluiu o governador Romeu Zema.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.