Dia nacional do Canadá celebrado em Brasília

O Embaixador do CanAdá no Brasil foi o anfitrião da festa nacional do país, que aconteceu em Brasília, o ponto mais marcante da festa, além do discurso, foi a exposição Retratos: um grito por consciência”, com fotos que destacam a beleza negra e evidenciam situações de preconceito, racismo, violência e bullying, dentro e fora do ambiente escolar. O projeto nasceu da iniciativa de professores do CEF 28 da Ceilândia queestavam todos presentes conduzindo e explicando os convidados de vários países e brasileiros sobre o significado das fotos exibidas.

Emmanuel Kamarianakis, disse em seu discurso que  o Canadá tem  muitos valores em comum Brasil, ambos prezam pela democracia, direitos humanos, combate ao racismo, promoção da igualdade de gênero e respeito as comunidades LGBTQIA e  aos povos indígenas.

“A nossa história inclui raízes indígenas, inglesas e francesas. Desde então, a nossa diversidade linguística, cultural, racial e étnica só tem aumentado. Nos orgulhamos em ser uma nação de imigrantes, com quase um quarto dos canadenses nascidos no exterior, na verdade, o nosso último censo populacional identificou mais de 450 origens étnicas e culturais, 200 territórios de origem, 100 religiões e 450 línguas”.

Segundo ele, o  corpo diplomático do Canadá em Brasília ilustra bem essa diversidade p contando com membros originários da Índia, Jamaica, Camarões, Guatemala e também da Costa Rica.

Hinos Nacionais canadense e brasileiros foram conduzidos pelos artistas Daniel Cardoso Ribeiro dos Santos, no piano, e Julia Cardoso Ribeiro dos Santos, na voz, duas crianças do Instituto Steinkopf, centro dedicado ao atendimento, pesquisa e inovação no campo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Embaixador falou também sobre as importantes visitas bilaterais que aconteceram recentemente, incluindo a da Ministra das Relações Exteriores, Mélanie Joly. “E estamos ansiosos para continuar a colaboração em 2025, quando o Canadá sediará o G7 e o Brasil sediará a COP 30 e a Presidência do BRICS”.

“Estamos avançando em nossas relações políticas, militares e comerciais. O Brasil é o parceiro comercial mais importante do Canadá na América do Sul, e continuamos a investir bilhões de dólares na economia um do outro. Compartilhando também a preocupação com crises humanitárias e desastres naturais”. Concluiu o diplomata

Canada Day

1º de julho foi o dia em que o Ato Constitucional de 1867 foi assinado, estabelecendo a nação. Desde então, essa data é sempre muito comemorada pelos canadenses, os quais cobrem as cidades de vermelho e branco e, é claro, muitas folhas de maple.

 

Como surgiu a data

Você sabe como surgiu o Canada Day? Bom, No dia 1° de julho de 1867 as três colônias britânicas, chamadas de Província do Canadá (atuais Ontário e Quebec), a Nova Brunswick e a Nova Escócia estavam se unindo proclamar o British North America Act, transformando o Canadá em um país independente da Grã-Bretanha.

Fazendo com que o dia 1° de julho não seja apenas mais um dia nos calendários canadenses, esta data ficou marcada na história do país como o dia em que o Canadá nasceu o dia da Independência, ou também, o Canadá Day, em francês Fetê Du Canadá.

A principal celebração do Canadá

Esta data histórica se transformou no principal feriado do país onde as pessoas celebram vestindo-se ou pintando-se de branco e vermelho – as cores da bandeira- saem às ruas para as dezenas de eventos públicos que acontecem como desfiles, shows, festas e encontros por todo o território canadense.

Entretanto as celebrações do Canadá Day vão além de suas próprias fronteiras.

O evento é comemorado também por todas as filiações canadenses que existem ao redor do mundo, como na Trafalgar Square, em Londres, onde se encontra a comunidade canadense chamada de Canadá House, que promove variadas atividades com o apoio do governo canadense, como os jogos de hóquei.

Existe também o Friendship Festival, onde acontecem celebrações na fronteira entre as cidades Fort Erie, em Ontário no Canadá e Buffalo, em Nova York.

Outro fato curioso é que no dia 01 de Julho transformou-se também no Dia da Mudança na Província do Quebec. Para entender melhor, vamos contar um pouco da historia por trás desse dia.

Bom, há um tempo atrás esse dia era celebrado no dia 01 de Maio, porém, no começo da década de 70, o Governo decidiu que seria melhor mudar para o período do verão, visto que em maio o clima nem sempre era agradável.

Outro ponto que foi considerado é que, neste período, as crianças estão em férias escolares, as permitindo terminar o ano letivo na mesma escola. Lembramos que no Canada o ano letivo inicia em em Setembro e termina em Junho.

Além disso, dia 01 de Julho, por já ser um feriado, os trabalhadores não precisariam pegar folga ou usar as férias para fazer sua mudança. A maioria dos contratos de locação de imóveis, então, se inicia em 01 de Julho e vai até 30 Junho do ano posterior.

Hoje é Canada Day. Feriado, ninguém (ou quase ninguém) trabalha, a maioria do comércio está fechada, fogos de artifício planejados para noite, e muita cerveja durante o dia dos canadenses. Mas, afinal, o que é celebrado?

A celebração

No dia 1º de julho de 1867 líderes das províncias hoje denominadas de New Brunswick, Nova Scotia, Ontario e Quebec se juntaram para o que ficou conhecido como Confederation, que nada mais foi do que a “fundação” do país.

Nesta data, assinaram o British North America Act, que permaneceu como a constituição do Canadá até 1982.

À época, o Canadá era uma colônia do Império Britânico, então pode-se dizer que o “Canada Day” é o correspondente à Independência do país, que passou, nesta data, a ter suas próprias leis.

O texto referente ao British North America Act, que depois teve seu nome alterado para Constitution Act, foi então submetido ao Parlamento Britânico e assinado pela Rainha Victoria no dia 29 de março de 1967.

Porém ,apenas no dia 1º de julho daquele ano foi proclamado como lei vigente, através da Confederation já mencionada anteriormente.

Não teve guerra, não teve sangue. Foi uma negociação com o Parlamento Britânico que deu certo, simples assim.

Canada Day, ou Fête du Canada, em francês, é celebrado em 1º de julho e consiste em um feriado nacional muito importante para os canadenses.

Nesse dia, comemora-se a unificação de duas colônias britânicas na América do Norte, Nova Scotia e New Brunswick, e uma província do Império Britânico, Province of Canada, em um só país: o Canadá.

No dia 1º de julho de 1867, foi promulgado o British North America Act, que oficializou o Canadá como país e marcou a sua independência da Grã-Bretanha.

Apesar disso, ainda se tem notícia do controle político do Parlamento Britânico sobre o novo país até 1982, quando o Constitution Act acabou definitivamente com esse vínculo.

Então, os canadenses celebram o 1º de julho como o aniversário do Canadá. O Canada Day, conhecido como Dominion Day até 1982, é comemorado por todo o país e, também, internacionalmente.

Várias cidades canadenses organizam diversas atividades para o Canada Day, como festivais, grandes desfiles, churrascos, shows musicais e fogos de artifício.

Não existe uma maneira única de se celebrar o Canada Day. Entretanto, as maiores e mais grandiosas comemorações acontecem na capital do país, Ottawa, na província de Ontário.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.