Dia Nacional do Bahrein celebra avanços nas relações

0
19

Bahrein comemorou Data Nacional nesta terça-feira (10) em Brasília, evento no qual o embaixador Bader Abbas Alhelaibi listou conquistas do país, como o crescimento de 9% no investimento estrangeiro direto.

O embaixador do Bahrein no Brasil, Bader Abbas Alhelaibi, listou uma série de conquistas do seu país ao discursar em evento na terça-feira (10) pela noite em Brasília, que comemorava a Data Nacional do Bahrein. O diplomata disse que, ao celebrar, refletia sobre o progresso feito pelo país, parte de um processo com bases lançadas pelo rei Hamad bin Isa Al Khalifa.

Segundo Alhelaibi, o ano de 2024 foi de grandes conquistas para seu país, que registrou um crescimento de 9% no investimento estrangeiro direto, ficou em quinto lugar no Índice de Desenvolvimento da Tecnologia de Informação e Comunicação e foi anfitrião da 33ª Cúpula Árabe, que teve como resultados uma conferência sobre a Questão Palestina e medidas para apoiar a educação e cuidados de saúde de afetados por conflitos.

O embaixador lembrou que neste ano Brasil e Bahrein comemoram o jubileu de ouro das relações diplomáticas. Ele disse que vários eventos ocorreram pela ocasião. Segundo o diplomata, foi realizada em Manama a quinta rodada de consultas políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores dos países. Alhelaibi destacou a participação do Brasil no Diálogo de Manama e a cooperação entre autoridades legislativas Brasil-Bahrein.

Alhelaibi lembrou também que a celebração da Data Nacional coincide com o jubileu de prata da ascensão ao trono do rei do Bahrein. “Nos últimos 25 anos, Sua Majestade liderou o Bahrein com uma visão sábia que promoveu a tolerância, a coexistência humana e a fraternidade, e melhorou a comunicação e a solidariedade entre as nações”, disse, destacando que esses são valores enraizados na identidade do país.

O evento da Data Nacional do Bahrein teve, entre os convidados, várias autoridades, como o diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Clélio Nivaldo Crippa Filho, e diplomatas. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira esteve representada pelo secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Orra Mourad. Também houve apresentações musicais durante o evento.

Fonte: Anba