Dia do Diplomata é celebrado no Clube das Nações

Em comemoração ao Dia do Diplomata, a ADB Sindical realizou um coquetel de confraternização no dia 25 de abril, no Clube das Nações em Brasília que contou com a presença de vários diplomatas, do vice-presidente Gustavo Butes e do diretor financeiro Raul Torres Branco. A Instituição tem representado os interesses dos representantes do Brasil no exterior e fortalecido o papel dos diplomatas perante a sociedade e outras instituições brasileiras e internacionais.

Sobre a ADB Sindical:

Criada em 1990, a Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB) é uma organização sem fins lucrativos que representa os funcionários da carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores e defende os interesses da categoria. Atualmente, conta com mais de 1600 associados(as).
Entre as atribuições da ADB, estão realizar gestões junto ao próprio MRE e aos demais órgãos do Governo sobre temas de seu interesse; representar seus associados judicialmente; publicar informações em meios de comunicação internos e externos; fechar convênios de interesse de seus associados; e promover intercâmbio com organizações brasileiras e estrangeiras em assuntos relevantes para o serviço diplomático. Suas deliberações são feitas por meio da Diretoria Executiva, eleita para mandatos bianuais, e da Assembleia Geral. Cabe aos associados orientar a ADB para a expressão e defesa de seus interesses coletivos.
A partir de forte demanda dos associados(as) por uma maior representatividade e amplitude na defesa dos interesses coletivos e individuais dos diplomatas, foi oficializada em 19 de dezembro de 2017, junto ao Ministério do Trabalho, a criação da ADB Sindical.
A decisão de criar um sindicato para a representação dos diplomatas brasileiros ocorreu em 27 de janeiro de 2016, quando, após ampla divulgação, diplomatas compareceram ao Auditório Paulo Nogueira Batista para aprovar o estatuto social e eleger a diretoria da nova entidade. A decisão contou com o apoio também de outros(as) diplomatas representados(as) por procurações.
A ADB Sindical é o braço sindical da ADB, com personalidade jurídica sindical adquirida, e devidamente incluída no Cadastro Nacional das Entidades Sindicais. A ADB e a ADB Sindical têm uma só diretoria. O propósito de manter as duas entidades com uma mesma diretoria foi ampliar as possibilidades de atuação em prol dos interesses dos diplomatas. Nesse sentido, os(as) associados(as)/filiados(as) poderão se utilizar ora da associação, que, historicamente, já patrocina diversas ações judiciais e continuará executando essa função, ora do sindicato, que poderá efetivamente defender direitos e interesses dos diplomatas tanto na esfera judicial quanto na extrajudicial, assim como em negociações com outras entidades e órgãos do governo.
A ADB Sindical tem sido protagonista no Ministério das Relações Exteriores em temas como a promoção de maior equilíbrio de gênero na carreira diplomática; debate acerca da proposta de nova lei do serviço exterior; banco de horas; fluxo de carreira, além de outras temas que são trazidos ao sindicato por seus mais de 1600 filiados(as).

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.