A Embaixada da Eslovênia, em parceria com o Clube Internacional de Brasília (CIB), fizeram um evento, no dia 15 de maio em homenagem ao Dia Internacional das Abelhas.
Um dos motivos da reunião, na residência oficial do país é valorizar o papel das mulheres na apicultura e na proteção do meio ambiente. Jorge Afonso Meza Robayo, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, da apicultora Maria Aparecida, presidente da Associação das Apicultoras do Distrito Federal, e do apicultor Gabriel Polajnar participaram da reunião contribuíram significativamente para o diálogo sobre a importância das abelhas como polinizadoras fundamentais para a segurança alimentar e o progresso sustentável.
A embaixadora Mateja Kracun mostrou aos convidados um projeto desenvolvido pela Eslovênia no Quilombo África, situado no município de Moju, próximo a Belém (PA). A ação tem como objetivo fomentar a produção de mel, fortalecendo a preservação da Floresta Amazônica e promovendo uma fonte complementar de renda para as famílias quilombolas .
Embaixadoras e embaixatrizes convidados, realizaram o plantio simbólico de uma árvore, reforçando o compromisso com a conservação das abelhas e com práticas sustentáveis voltadas ao futuro do planeta.