O Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, recebeu convidados na embaixada em Brasília para celebrar a queda do muro de Berlim. A data é comemorada em 03 de outubro todos os anos na Alemanha, e é denominada Dia da Unidade Alemã.
Em seu discurso Heiko afirmou que muitas pessoas se referem a queda do muro, mas que na verdade, o muro foi derrubado, pela vontade do povo em unificar a Alemanha e mudar a história de um país que até então estava dividido, causando sofrimento aquela nacão. O diplomata falou também das inúmeras empresas alemãs que estão no Brasil, citou o nome de algumas delas como a Mercedes, BMW e AUDI que patrocinaram a festa da Data Nacional, e que o país é um parceiro estratégico, com um grande número de descendentes e maior número de pessoas que falam alemão fora da Alemanha. O Evento contou com a presenca de varias autoridades brasileiras e da comunidade que vive na região.
O Muro de Berlim:
O muro de Berlim foi o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental. O primeiro, liderado pelos Estados Unidos, tinha o capitalismo como sistema econômico. Já o segundo, encabeçado pela antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), era adepto do socialismo
Esta configuração do mundo formou-se após o término da segunda guerra Mundial que durou de 1939 a 1945. Ao final da guerra, dois países saíram fortalecidos: os EUA e a URSS. Com a polarização destas potências, são iniciados confrontos indiretos e disputas estratégicas entre as duas nações. Este fenômeno ficou conhecido como Guerra Fria
Desta forma, diversas alterações no panorama geopolítico começam a surgir, pois os dois países soberanos tentavam ampliar sua influência em todas as nações. Neste contexto, o muro de Berlim foi construído no ano de 1961 através da separando a Alemanha Porém, tal estrutura não separou somente o território alemão, mas dividiu famílias. Além do aspecto ideológico da construção, havia o objetivo de impedir a fuga de cidadãos para a Alemanha Ocidental, que recebeu mais de dois milhões de pessoas do lado socialista entre 1949 e 1961.