David Cameron é o novo chefe da diplomacia do Reino Unido

Ex-primeiro-ministro volta a ocupar cargo de destaque após sete anos

David Cameron, antigo primeiro-ministro britânico, foi nomeado novo chefe da diplomacia de Londres pelo primeiro-ministro Rishi Sunak, nesta terça (13). Ele substitui James Cleverly, que ocupará um cargo administrativo.

Ele ocupou o cargo de premiê entre 2010 e 2016. Em 2013 anunciou o referendo sobre a permanência ou a saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit. Embora pessoalmente fosse contrário à saída do bloco, os britânicos acabaram por referendar, fazendo com que David Cameron se demitisse e ficasse ausente da esfera política ao longo de sete anos.

Aos 57 anos, Cameron regressa à política. Na rede X, o antigo Twitter, ele afirma esperar que a sua experiência permitia ajudar o chefe do executivo perante os desafios internacionais, citando a “guerra na Ucrânia” e “a crise no Oriente Médio”.

Com informações das agências.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.