Curaçao: Para conhecê-la, sinta você mesmo!

Ilha do Caribe tem praias azul-turquesa e muitas atrações culturais

Com mais de 50 nacionalidades convivendo entre seus 150 mil habitantes, Curaçao é diversa na composição de sua população e atrações. A peculiaridade da ilha a torna muito original perante outras da região. Quem chega identifica-se bastante com a hospitalidade e seu povo acolhedor. Todos muito “dushi” (que significa querido em papiamento, idioma oficial).

A ensolarada Curaçao está localizada no mar do Caribe onde também estão outras ilhas que faziam parte das Antilhas Holandesas e distante 60 km da costa da Venezuela. A capital Willemstad, eleita Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, possui autênticos prédios de arquitetura dos Países Baixos, criando um perfeito equilíbrio entre a atmosfera europeia e o clima tropical. A estrutura do recente país, independente desde 2010, é digna de receber turistas do mundo todo. O clima é convidativo e mesmo quando há chuva, a quantidade é baixíssima.

Para aproveitar os dias, atividades não faltam e os esportes aquáticos como stand up paddle, kite surf, windsurf, mergulho e passeio de Aquafari (scooter submerso) são algumas opções. São mais de 35 praias de águas calmas e cristalinas na costa protegida pelo Sudoeste. No porto de Bapor Kibra fica o Curaçao Sea Aquarium, único no mundo com sistema de águas abertas, ou seja, incorporado ao mar. No mesmo porto estão a Dolphin Academy, a Ocean Lens e o Curasub, que possibilitam alimentar animais marinhos durante um mergulho, nadar com golfinhos, descer numa plataforma e mergulhar num submarino até 300 metros de profundidade. Klein Curaçao, distante duas horas de barco, é uma ilhota de 2 km quadrados que encanta com seu azul-turquesa. Além de 60 pontos de mergulho ao redor do destino.

As variadas influências da cultura estão presentes na gastronomia. Os pratos típicos da cultura holandesa, espanhola, africana e asiática são oferecidos nos restaurantes. Tem ainda o tradicional Plaza Bieu (mercado de comida curazolenha), uma oportunidade que todos têm para comer como um local. Os fast foods internacionais e food trucks também fazem parte do portfólio gastronômico da ilha.

Outra característica muito marcante é a música. Com tantas opções de casas noturnas, pubs, bares e shows, a noite de Curaçao é agitada. O Curaçao North Sea Jazz Festival e o Curaçao International BlueSeas Festival proporcionam momentos bem vibrantes na agenda eletrizante de eventos. Além do maior carnaval do Caribe, que acontece todo ano, ser imperdível.

Compras normalmente não são tão associadas a uma viagem ao Caribe, mas em Curaçao é possível encontrar grandes shoppings e centros comerciais. A ilha também tem diversos cassinos abertos ao público, além de muitas galerias de arte, museus e spas. Para descansar, oferece excelentes opções de hospedagem como resorts de cadeias hoteleiras internacionais, hotéis boutique e hostels.

O Aeroporto Internacional Hato é o maior do Caribe e para chegar a Curaçao existem conexões diárias saindo de diferentes cidades sulamericanas pela Copa Airlines, Avianca e American Airlines. Para entrar é obrigatória a vacina da febre amarela. Sinta você mesmo!

Saiba mais em www.curacao.com/ ou acesse a brochura de Curaçao.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.