Como encontrar bolsas de estudos para brasileiros no exterior

Muita gente sonha em ir para fora, mas não pode arcar com os custos de um intercâmbio convencional oferecido por uma agência especializada.

Isso porque eles costumam necessitar de um bom orçamento, já que precisam cobrir todas as despesas do intercambista no exterior: moradia, educação, materiais de apoio, seguro-saúde, transporte e até alimentação, em alguns casos.

Quando esse dinheiro precisa sair do seu bolso, ele pode acabar pesando um pouco e tornando inviável o seu sonho de estudar em outro país. Mas e se a gente te contasse que existe uma forma de realizar esse sonho sem ter que tirar toda essa grana da sua poupança?

É sobre isso que vamos falar neste artigo e, no final do conteúdo, você ainda vai descobrir como pode conquistar qualquer uma das oportunidades incríveis, que vamos citar mais adiante.

Bolsas de estudos: milhares de oportunidades esperando por você

Caso você ainda não conheça esse tipo de oportunidade internacional, nós vamos te explicar: as bolsas de estudos no exterior, assim como as do Brasil, fazem parte de programas oferecidos por instituições acadêmicas ou empresas para tornar possível o ingresso de determinados grupos sociais em escolas e universidades.

No entanto, há um ponto que diferencia totalmente as oportunidades daqui e de lá: fora do Brasil, existe uma oferta muito maior de vagas para estudantes estrangeiros e, além disso, as categorias de bolsa no exterior são muito mais amplas que aqui no nosso país.

No exterior, você pode encontrar vagas para os mais variados tipos de candidatos, desde pessoas que amam praticar esportes até alunos que desenvolveram projetos de empreendedorismo, por exemplo.

Existem oportunidades que contemplam habilidades pessoais, necessidade financeira, nacionalidade, áreas de conhecimento específicas, projetos acadêmicos e muito mais!

Categorias de bolsa

Podemos dividir todas as bolsas de estudos do exterior, independente do tipo de programa pelo qual elas são ofertadas e de suas características específicas, em 3 categorias. São elas:

1. Bolsas parciais

Existem aos montes e são ideais para quem deseja economizar uma grana, mas ainda assim está disposto a desembolsar uma quantia boa para arcar com o intercâmbio.

Isso porque elas cobrem de 1 a 99% dos custos relacionados apenas aos seus estudos, como taxas de mensalidade e matrícula da instituição, e não incluem nenhum tipo de apoio para as despesas relacionadas à logística, como transporte e moradia, por exemplo.

2. Bolsas full tuition

Se aplicam para o mesmo objetivo do tópico anterior, com a diferença de que estas cobrem 100% dos custos relacionados aos seus estudos em uma instituição. Ou seja, você fica apenas com a responsabilidade de arcar com as despesas da sua viagem e estadia no exterior. No entanto, para quem não pode ou não quer ter que gastar com passagens, alimentação, transporte, moradia, etc. ainda existe uma categoria melhor!

3. Bolsas full ride

Esse tipo de bolsa cobre 100% das taxas e mensalidades acadêmicas e ainda oferece outros benefícios para os alunos, que podem variar de oportunidade para oportunidade.

No geral, elas fornecem recursos para moradia, transporte, alimentação e até mesmo passagens aéreas para quem as conquista. Incrível, né?

Por que você nunca fica sabendo dessas oportunidades?

Existem alguns erros que as pessoas cometem quando vão procurar oportunidades internacionais, e que você não pode cometer se quiser encontrar vagas como as que citamos acima.

O primeiro, e mais comum, é achar que existe um único lugar específico para achá-las. Na verdade, só há uma forma segura de fazer essa pesquisa e nós vamos te contar qual é mais adiante, mas, por hora, você precisa saber que para encontrar essas oportunidades, você precisa pesquisar da forma certa, e não ficar tentando encontrar um caminho mágico que vai facilitar sua busca. É preciso paciência.

O segundo é tomar a realidade do nosso país como verdade absoluta para todo o mundo. A gente sabe que é difícil imaginar um cenário do qual não fazemos parte, mas entenda que o modelo de educação e o processo seletivo internacional não são iguais aos do Brasil. Por lá, você raramente vai encontrar uma bolsa para cada tipo de curso ou área de atuação. O mais comum é que você faça a sua aplicação para ingressar na instituição em si e, a partir disso, seja considerado para todas as bolsas disponíveis para o seu perfil de candidato.

Mas afinal, onde você pode encontrar essas bolsas?

Como mencionamos anteriormente, é preciso ter o conhecimento certo para encontrar essas oportunidades. Diferente do que você pode ter pensado a respeito dessa informação, não existe nada de muito complicado nisso.

A verdade é que você só precisa entrar nos sites oficiais das instituições para as quais você deseja aplicar e conferir todos os programas que elas oferecem para alunos internacionais. No geral, são muitas oportunidades e você provavelmente vai se surpreender com a quantidade de possibilidades que te esperam no exterior!

Mas, atenção: nunca faça sua aplicação em outro site que não o oficial da escola ou universidade que você deseja ingressar, porque você pode acabar caindo em um golpe — que existe aos montes pela internet.

No geral, a parte mais complexa de conquistar uma bolsa de estudos no exterior não é encontrá-la ou enviar o formulário de aplicação, mas sim toda a preparação que está envolvida no meio desse processo. Afinal, de nada adianta aplicar sem o conhecimento devido, pois você vai estar jogando seu tempo e talvez até o seu dinheiro fora.

Universidade do intercambio

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.