A medida é válida até 31 de maio de 2026 e também beneficia cidadãos argentinos, chilenos, peruanos e uruguaios.

Por Humberto Azevedo

A República Popular da China decidiu nesta quinta-feira, 15 de maio, conceder isenção de visto de até 30 dias para brasileiros que visitarem aquele país a partir de 2 de junho com objetivo de negócios, turismo, visita familiar, intercâmbio e trânsito.

A medida é válida até 30 de maio de 2026 e também beneficia cidadãos argentinos, chilenos, peruanos e uruguaios. A informação foi divulgada pela embaixada da China no Brasil.

“Aviso sobre a política de isenção de visto para cidadãos do Brasil e de outros quatro países. A partir das 00:00 do dia 1º de junho de 2025 até às 24:00 do dia 31 de maio de 2026 (horário de Beijing), os portadores de passaportes comuns do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai que viajarão à China por motivos de negócios, turismo, visita familiar, intercâmbio e trânsito, com permanência não superior a 30 dias, estarão isentos da obrigatoriedade de visto para entrada na China”, diz o comunicado da embaixada chinesa.

“Os cidadãos desses países que não atendam aos requisitos mencionados acima, continuam sujeitos à exigência de obtenção de visto para ingressar na China. Em caso de dúvidas, por favor consulte: (61) 2195-827, atendimento em português, e (61) 2195-8280, atendimento em chinês”, conclui o comunicado. Informações detalhadas também podem ser obtidas pelo correio eletrônico: brasilia@csm.mfa.gov.cn.