Chanceleres do Mercosul reúnem-se com o Comissário de Comércio da União Europeia

À margem da Cúpula CELAC–União Europeia, os chanceleres do Merscosul reuniram-se, em Bruxelas, nessa segunda (17), com o Comissário de Comércio da União Europeia, Valdis Dombrovskis.

O encontro, que ocorre durante a Presidência Pro Tempore brasileira do Mercosul, tratou das negociações do Acordo de Associação Mercosul-UE. Na ocasião, as autoridades das duas regiões expressaram o elevado interesse político em trabalhar para a conclusão das negociações.

Para o Brasil, o Acordo de Associação Merscosul-UE poderá representar uma nova geração de acordos comerciais em sintonia com os diversos desafios sociais, econômicos e ambientais enfrentados pelo país e pelo mundo. Um Acordo de Associação equilibrado poderá oferecer soluções que beneficiem a todos, valer-se das complementaridades das duas regiões para impulsionar suas economias e integrar comércio e desenvolvimento sustentável de forma a gerar oportunidades econômicas, sem desrespeitar o meio ambiente.

As equipes negociadoras do Mercosul e da UE deverão reunir-se a partir do mês de agosto para discutir os pontos pendentes na negociação do Acordo de Associação.

As informações são do Itamaraty.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.