Chanceler Mauro Vieira participa de cúpula do Sul do G-77+China

O bloco congrega 135 países em desenvolvimento que se coordenam para promover seus interesses coletivos

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, participa da III Cúpula do Sul do Grupo dos 77 + China (G77/China), realizada em Kampala, nos dias 21 e 22 de janeiro.

​O G77/China congrega 135 países em desenvolvimento que se coordenam para promover seus interesses coletivos e aumentar sua capacidade de negociação por meio da atuação conjunta nos principais foros do sistema das Nações Unidas, além de promover a cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento. O agrupamento tem grande importância para a articulação dos interesses de seus membros, nas negociações internacionais, em particular em temas econômicos e de desenvolvimento sustentável.

A participação brasileira em alto nível na III Cúpula do Sul reflete a centralidade atribuída pelo Brasil ao multilateralismo e à cooperação entre os países em desenvolvimento. A ida do Ministro das Relações Exteriores à Cúpula em Kampala é também uma oportunidade para dar continuidade à agenda africana da política externa do Brasil.

Em seu discurso, Vieira conclamou os países participantes a juntarem-se à proposta do Presidente Lula em favor do estabelecimento, no G20, de ações concretas a partir de uma aliança global contra a fome e a pobreza, um “desafio civilizacional para todo o planeta”.

“Durante a presidência brasileira do G20, poremos as preocupações, interesses e necessidades dos países em desenvolvimento no centro da nossa agenda”, afirmou o chanceler.

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.