“Cazaquistão aos Olhos da Mídia Estrangeira”: Resultados da Competição Internacional Anunciados

0
27

O Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão sediou uma cerimônia de premiação solene para os vencedores do 9º concurso internacional anual “Cazaquistão aos Olhos da Mídia Estrangeira”. Este ano, o júri reconheceu as obras de jornalistas do Azerbaijão, Brasil, Egito, Espanha, Itália, Quirguistão, Rússia e Japão como as melhores em várias categorias.

Como parte do processo de seleção, 80 candidaturas de 30 países foram consideradas, superando o número de inscrições do ano passado. Em seus trabalhos, os vencedores Elena Kosolapova (Azerbaijão), Milton Atanazio (Brasil), Fatma Badawy (Egito), Yolanda Garcia (Espanha), Daniela Bricca (Itália), Ermek Aktanov (Quirguistão), Ravichandran Rajamanickam (Malásia, vencedor de 2023), Alexandr Gasyuk (Rússia) e Katsuhiro Asagiri (Japão) destacaram diversos aspectos de nosso país, incluindo política externa, potencial de investimento, cultura e turismo.

A cerimônia contou com a presença do Vice-Ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Roman Vassilenko, junto com co-organizadores e parceiros de mídia do concurso, incluindo a Presidente do Clube de Editores Chefes do Cazaquistão, Bibigul Jexenbay, o Presidente da Associação de Esportes Nacionais, Islambek Salzhanov, o Presidente do Conselho da JSC “National Company “Kazakh Tourism”, Kairat Sadvakassov, representantes do canal nacional de TV “Jibek Joly” e CICA, além do corpo diplomático.

Em suas palavras de boas-vindas, o Vice-Ministro Vassilenko parabenizou os laureados do concurso, destacando o alto nível de todas as obras enviadas e o número crescente de inscrições de jornalistas de todo o mundo, o que indica um interesse crescente da comunidade de mídia estrangeira no Cazaquistão.

“O momento da viagem ao Cazaquistão coincidiu perfeitamente com o aguardado evento do ano – os Quintos Jogos Nômades Mundiais (WNG), que visam popularizar a cultura nômade e os esportes tradicionais, fortalecer os laços culturais e humanitários e mostrar o potencial turístico do Cazaquistão no cenário global”, disse o Vice-Ministro.

                                                                                                   

Bibigul Jexenbay mencionou que a atividade dos jornalistas na provisão de informações objetivas é muito importante, acrescentando que os materiais publicados na mídia estrangeira sobre o Cazaquistão ajudam a promover nosso país em várias áreas e a atrair turistas

Islambek Salzhanov enfatizou que neste ano, à véspera dos Jogos, o concurso possui uma nomeação especial dedicada aos esportes nacionais. “Com o apoio do Chefe de Estado, a esfera dos esportes nacionais tem se desenvolvido dinamicamente nos últimos anos. Um exemplo disso é a realização dos Jogos em Astana, que começa amanhã. Os Jogos Nômades despertaram grande interesse na mídia, o que dá um novo impulso à popularização da cultura e tradições nômades tanto no Cazaquistão quanto ao redor do mundo”, disse ele.

 

Comentando sobre os Jogos no Cazaquistão, Sadvakassov observou: “É fascinante ver como o público internacional percebe esse evento – não apenas como uma competição esportiva, mas como uma plataforma para disciplinas que poderiam ser potencialmente incluídas nos Jogos Olímpicos no futuro. Nesse sentido, devemos engajar mais jovens em nossas tradições nacionais, assegurando que nossa rica cultura nômade ressoe longe e amplamente.”

Por sua vez, os vencedores do concurso e representantes do corpo diplomático estrangeiro expressaram sua gratidão aos organizadores pela calorosa recepção e compartilharam suas impressões sobre o Cazaquistão, destacando que este evento contribui para o estreitamento de culturas e povos.

O Embaixador da Espanha no Cazaquistão, Luis Francisco Martinez Montes, expressou sua admiração pela transformação de Astana e as mudanças que ocorreram na capital em um curto espaço de tempo, desejando mais sucesso no desenvolvimento do Cazaquistão.

Para aumentar a interação cultural e conhecer melhor o país, os vencedores do concurso receberam assistência na organização de visitas a locais culturais e históricos importantes em Astana, Almaty e na região de Mangystau, bem como encontros com representantes da sociedade cazaque e especialistas em cultura e turismo.

Este concurso anual, realizado entre jornalistas estrangeiros, ajuda a aumentar o interesse público estrangeiro nas tendências atuais de desenvolvimento de nosso país, a popularizar a rica herança natural e cultural, a revelar o potencial e aumentar a atratividade do Cazaquistão para investidores estrangeiros e turistas de todo o mundo.