País árabe do Golfo registrou aumento de 25% nas chegadas internacionais neste ano. Copa da Ásia, Fórmula 1, temporada de cruzeiros e turismo de sauditas colaboraram para desempenho.
O Catar ultrapassou a marca dos cinco milhões de visitantes internacionais em 2024, de acordo com informação do órgão que promove o turismo do país, o Qatar Tourism, divulgada na Qatar News Agency (QNA). O número significa crescimento de 25% nas chegadas do exterior em relação a 2023.
“Superar cinco milhões de visitantes é uma conquista notável para o Catar, aproximando-nos da concretização de nossa visão de posicionar o país como um dos que mais cresce no mundo no setor de turismo e como um destino de primeira linha para as famílias”, afirmou o presidente da Qatar Tourism, Saad bin Ali Al Kharji.
Ele disse que o crescimento anual de 25%, juntamente com as vendas excepcionais de 10 milhões de noites de alojamento, reforçam a eficácia da estratégia do país no turismo e dos esforços de colaboração dos stakeholders. Al Kharji falou que o Catar oferece experiências únicas e serviços de excelência aos visitantes em todos os contatos no país.
O objetivo do Catar é quase triplicar o número de visitantes entre 2022 e 2030, de acordo com o presidente da Qatar Tourism. “Os nossos objetivos turísticos são ambiciosos, mas alcançáveis”, falou. Também estão na meta aumentar os gastos com turismo dentro do país e fazer com que o setor responda por 10% a 12% do Produto Interno Bruto (PIB).
Atualmente, cidadãos do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês) representam 41% dos visitantes estrangeiros do Catar. Países importantes como emissores de turistas, como Arábia Saudita, Índia, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, tiveram crescimento substancial nas chegadas neste ano.
Atrativos
Os mais de cinco milhões de visitantes significam superação da meta do país para o ano, que era de 4,79 milhões. Entre os visitantes, 56% chegaram por via aérea, 37% por terra e 7% por mar. A notícia da QNA cita como impulsores do turismo a realização no país da Copa da Ásia e do Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, a temporada de cruzeiros e um recorde de visitantes sauditas nas férias escolares.
Fonte: Anba