Brasilia tem testagem em massa – cerca de 24 mil pessoas fizeram a testagem itinerante

Os habitantes das regiões consideradas vulneráveis no Distrito Federal estão sendo testados para a Covid-19 por meio da testagem itinerante da Secretaria de Saúde. No décimo dia da ação, 1.379 testes foram feitos, os quais detectaram a doença em 122 pessoas. A Estrutural foi a região com maior número de casos detectados, com 51 registros em 268 exames. Cinco regiões foram atendidas nessa semana.

Ceilândia Norte e duas áreas do Paranoá – PADDF e Capão da Erva – receberam a ação pela primeira vez. As três áreas, juntas, fizeram 667 testes e 50 foram positivos.

A testagem itinerante tem como objetivo identificar o novo coronavírus (Sars-CoV-2) nas áreas mais remotas do DF, em pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado. A meta é expandir a aplicação dos testes rápidos para os locais que não foram alcançados pelos postos dedrive-thru.

A iniciativa prevê, ainda, a distribuição de máscaras de tecido e kits de higiene e saúde bucal à população, além de reforçar as orientações quanto às medidas de prevenção.

Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site testa.df.gov.br. Contudo, a equipe de saúde pode fazer o cadastro do cidadão na hora, caso ainda não tenha. O resultado é entregue em até 20 minutos.

BalançoAo todo, desde o início da ação, 23.579 brasilienses dessas regiões fizeram o exame cujo resultado foi positivo em 1.363. A testagem atinge tanto as áreas urbanas, quantos os núcleos rurais das Regiões Administrativas.

A Estrutural, que começou a testagem em 25 de maio, já testou 2.852 moradores e 501 estavam com a Covid-19. São Sebastião recebeu o maior número de testes e identificou o coronavírus em 147 pessoas durante esta ação.

A região da Cobra Coral foi a única a não registrar a doença durante a ação ocorrida em 22 de maio. Os menores números de testes positivos foram observados no Varjão, Vila Telebrasília e Engenho das Lages que registraram um, dois e quatro casos, respectivamente. Veja os dados completos:

A testagem itinerante ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes localidades:

Fonte: Agencia Brasilia

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.