Brasil e França assinam acordo contra garimpo ilegal de ouro

0
0
As atividades criminosas causam prejuízos financeiros, sociais, ambientais e sanitários às populações expostas. Cooperação foi firmada durante visita oficial do ministro Ricardo Lewandowski ao país europeu

Em visita oficial à França, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, firmou, com o país europeu, acordo técnico de cooperação policial institucional, técnico e operacional contra o garimpo ilegal de ouro. Ao lado do embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, a autoridade brasileira assinou o documento na sexta-feira (10). O ministro do Interior da França, Bruno Retailleau, por sua vez, rubricou o instrumento internacional nesta terça-feira (14).

O acordo promoverá o combate à criminalidade transfronteiriça que afeta ambos os países e que fomenta o crime organizado na região amazônica. As atividades ilegais na zona de fronteira entre Brasil e França causam prejuízos financeiros, bem como danos sociais, ambientais e sanitários às populações expostas ao garimpo ilegal de ouro.

Entre as ações previstas, estão operações coordenadas contra organizações criminosas transfronteiriças, intercâmbio de informações sobre o garimpo ilegal de ouro e utilização do Programa Brasil MAIS — Meio Ambiente Integrado e Seguro (software de mapeamento dinâmico dedicado ao monitoramento da Floresta Amazônica por meio da análise automática de imagens de satélite) da Polícia Federal brasileira.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública