Brasil e Chile ampliam relações na produção artística e cultural

Funarte assina acordo de cooperação com a Fundação Teatro a Mil

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) marca presença no Festival Internacional Teatro a Mil, em Santiago, no Chile. O festival – maior dedicado às artes cênicas no país – acontece de 3 a 28 de janeiro na capital chilena e tem o propósito central de ampliar o acesso da população a espetáculos nacionais e internacionais.

A missão brasileira – formada pela presidenta da Funarte, Maria Marighella, e o diretor executivo da instituição, Leonardo Lessa – prevê a assinatura de um protocolo de intenções para cooperação entre a Funarte e a Fundação Teatro a Mil. O acordo é um gesto político que celebra os laços que unem Brasil e Chile nas artes cênicas e tem como objetivo ampliar e fortalecer as relações entre comunidades de artistas em prol de uma maior integração cultural, facilitando o diálogo entre artistas, empresas, produtores e programadores através de projetos específicos no setor de artes cênicas brasileiro e chileno. A construção desse acordo contou com o apoio da embaixada do Brasil no Chile e da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Cultura.

A presença da Funarte no Chile é fruto da passagem e dos diálogos realizados pelo Secretário Executivo do MinC, Marcio Tavares, na capital chilena em 2023. Entre os compromissos oficiais, os representantes da Funarte fazem reunião na embaixada brasileira, prestigiam o lançamento do Mercado das Indústrias Criativas e Culturais do Sul (MICSUR), dialogam com a Rede de Festivais de Artes Cênicas no Chile, acompanham a delegação de agentes artísticos brasileiros no Festival Teatro a Mil nas suas ações de internacionalização. Também estão previstas reuniões de intercâmbio de práticas, políticas e mecanismos de gestão com diferentes setores do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio chileno, em especial a secretaria executiva de Artes Cênicas e a área de Internacionalização.

A agenda de trabalho da Funarte no Chile dá continuidade às estratégias iniciadas em 2023, junto ao Ministério da Cultura, para a criação, no âmbito da Política Nacional das Artes, de um programa de internacionalização para o setor. O diálogo com a plataforma de internacionalização do Festival Teatro a Mil – Platea 24, apresenta-se como um estratégico espaço de promoção, difusão e parcerias para as artes cênicas da América do Sul, com programadores de todo o mundo.

A Funarte apoia ainda, por meio da Bolsa Funarte de Mobilidade Artística 2023, a participação de cinco agentes artísticos brasileiros nas atividades do festival, como rodadas de negócio e encontros com curadores, potencializando intercâmbios e cooperações. Integram a delegação a atriz Renata Carvalho, as e os produtores/programadores/curadores Alaor Rosa, Fábio Pascoal, Paula de Renor e Ariane Cuminale. Além desses agentes, mais de vinte realizadores brasileiros marcam presença nas atividades no intenso janeiro chileno para as artes cênicas.

As informações são da Funarte.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.