Brasil convida oito países para participar das reuniões do G20

Países enviarão representantes para as reuniões temáticas que acontecem em cidades brasileiras no ano que vem

O Brasil assumiu a presidência do G20 no dia 1º de dezembro e usou de sua prerrogativa para convidar oito países  participar da cúpula do G20 em 2024. São eles: Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura, além da Espanha, que é convidada permanente. Os países poderão participar das reuniões temáticas que acontecerão ao longo do ano em cidades brasileiras.

O bloco reúne os países com as maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana. Com mandato de um ano, o governo brasileiro vai propor reformas das instituições internacionais.

Durante o ano que ficará na presidência rotativa, o Brasil realizará mais de uma centena de reuniões de grupos de trabalho. Isso inclui mais de 20 encontros ministeriais, nos formatos presencial e virtual.

Os eventos ocorrerão em 15 cidades em todo o território nacional. O último será a Cúpula dos Líderes, que será no Rio de Janeiro. O ponto alto será a 19ª Cúpula de chefes de Estado, ocorre nos dias 18 e 19 de novembro de 2024., no Rio de Janeiro.

O G20 presidido pelo governo Lula anunciou que pedirá a reforma das instituições internacionais, o fim das desigualdades e a transição energética. Também irá lançar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a Força Tarefa para a Mobilização Global contra a Mudança do Clima e a Iniciativa para Bioeconomia.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.