Azerbaijão sediará COP29, em 2024

Anúncio foi feito por Mukhtar Babayev, ministro da Ecologia do Azerbaijão, durante a COP28

O Azerbaijão foi designado pelo grupo regional do Leste Europeu para sediar a 29ª sessão da Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas – COP29, em 2024. Depois de avanços e recuos, o grupo de 23 países do Leste Europeu acabou por apoiar a candidatura de Baku. A decisão ainda terá de ser formalizada no plenário da COP28 até 12 de dezembro.

Os países do ex-bloco soviético chegaram a um acordo unânime para que a capital, Baku, sediasse a COP 29, disse Mukhtar Babayev, ministro da Ecologia do Azerbaijão, aos delegados na reunião da COP 28 em Dubai. A questão de quem seria o anfitrião da COP29 pairou durante a quinzena de negociações da COP28. O grupo do Leste Europeu, que inclui antigos estados soviéticos, detém a presidência rotativa em 2024 e não conseguia chegar a um acordo unânime sobre qual deles deveria ser o anfitrião no próximo ano.

A Bulgária foi discutida, mas a Rússia disse que bloquearia qualquer candidatura de um membro da União Europeia devido ao apoio do bloco à Ucrânia. No entanto, a Rússia não tinha objeções a que o Azerbaijão recebesse Ruslan Edelgeriev, representante presidencial especial para questões climáticas da Federação Russa. “Saudamos o fato de termos chegado a um compromisso no Grupo da Europa de Leste em relação à 29ª COP. A agenda climática mostrou que é um fator unificador para todos nós”, afirmou Babayev.

A COP28 ocorre em Dubai este ano e está estabelecendo um recorde como o maior evento da história da ONU, com quase 100 mil delegados. Mais de 120 chefes de estado e de governo participaram na cúpula organizada como parte da conferência, marcando o primeiro envolvimento do Presidente Ilham Aliyev neste evento. Normalmente, a COP é organizada rotativamente pelos cinco grupos regionais da ONU, e cada grupo deve chegar a um consenso para nomear um país entre os seus membros para acolher a conferência.

Como é a vez do grupo regional da Europa de Leste acolher a COP29 em 2024, o Azerbaijão, fazendo parte deste grupo, propôs Baku como sede. Juntamente com o Azerbaijão, a Armênia e a Bulgária também apresentaram as suas candidaturas. No entanto, em 7 de dezembro, na sequência de negociações diretas entre a Administração do Presidente da República do Azerbaijão e o Gabinete do Primeiro-Ministro armênio, a Armênia retirou a sua candidatura a favor do Azerbaijão. A Bulgária também retirou a sua candidatura.

As informações são da Trades New Agency.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.