Azerbaijão e IICA abrem canal de diálogo para novas parcerias

0
25

O governo azerbaijano e o instituto estudam o posicionamento do setor agrícola da América Latina e Caribe na COP29

 A República do Azerbaijão e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) abrirão um canal de diálogo e intercâmbio para facilitar a participação informada e o posicionamento do setor agrícola da América Latina e do Caribe na COP29, que será realizada em novembro em Baku, a capital do país.

Assim ficou acertado após uma reunião em Brasília entre o Embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz, e o Assessor Especial da Direção Geral e o Diretor de Cooperação Técnica do IICA, Jorge Werthein e Muhammad Ibrahim, que, representando o Diretor Geral, Manuel Otero, informaram ao representante do Governo do Azerbaijão sobre as iniciativas do organismo hemisférico para fortalecer a presença do setor agropecuário no maior foro de negociação climática do mundo.

No encontro, Ibrahim e Werthein deram detalhes ao Embaixador Novruz sobre o trabalho do IICA nas COP27 (Sharm El Sheik, Egito) e COP28 (Dubai, Emirados Árabes Unidos), em que o organismo especializado em desenvolvimento agrícola e rural instalou, juntamente com seus 34 Estados membros e organizações parceiras dos âmbitos público e privado, a chamada Casa da Agricultura Sustentável das Américas.

A COP (Conferência das Partes) é a cúpula anual realizada pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), que congrega 196 países, mais a União Europeia, para avaliar o progresso no tratamento da mudança do clima e estabelecer obrigações que sirvam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Nas duas últimas COP, o pavilhão Casa da Agricultura Sustentável das Américas abrigou discussões do mais alto nível político e técnico sobre o papel da agricultura regional nos esforços de mitigação e adaptação ao aquecimento global.

Sua instalação foi implementada segundo o entendimento de que o setor agroalimentar das Américas é particularmente vulnerável à mudança do clima, ao mesmo tempo em que constitui o sustentáculo da segurança alimentar e é estratégico para os meios de vida de milhões de pessoas no planeta, de modo que não pode mais estar ausente dos foros de negociações ambientais globais. Ministros e secretários de agricultura das Américas participaram ativamente das apresentações e debates realizados no pavilhão.

A colaboração entre o IICA e o Governo do Azerbaijão para contribuir com uma participação informada dos ministérios da agricultura dos países da América Latina e do Caribe e organizações agropecuárias da região na COP29 começará a ser implementada de forma gradual e contempla a realização de contatos virtuais entre as mais altas autoridades agrícolas do Azerbaijão e da América Latina e do Caribe.

A COP29 será realizada em Baku de 11 a 24 de novembro de 2024.Na decisão do IICA de participar ativamente dos foros de negociação climática global, pesou o fato de que existe um sólido consenso entre os produtores e o setor público da agricultura sobre a importância de atuar de forma coordenada para enfrentar a crise climática e, ao mesmo tempo, reduzir os níveis de insegurança alimentar.

O setor agropecuário é o único setor que pode, além de reduzir suas emissões, fazer uma contribuição fundamental para a mitigação da mudança do clima, sendo um sumidouro líquido de carbono. Além disso, é fundamental para a adaptação e a resiliência perante fenômenos meteorológicos extremos. O pavilhão se constituiu em um cenário privilegiado para mostrar os avanços para uma maior sustentabilidade e para a promoção de uma agricultura regenerativa, que aplica o enfoque de Uma Só Saúde, por parte da região decisiva para a segurança alimentar e a conservação ambiental no mundo, de modo que o IICA planeja a sua reinstalação este ano em Baku.

Fonte: IICA