Azerbaijão celebra Data Nacional 2023 em Brasília

0
53

O embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz, promoveu, no dia 24 de maio comemoração pelos 105 anos de independência do país. O evento realizado no Clube Naval, em Brasília com a presença de músicos que vieram especialmente de Baku para a apresentação na capital federal.

Em seu discurso embaixador mencionou sobre as tradições milenares, riquezas naturais e históricas e uma base sólida de independência. “Hoje, como resultado da política externa pragmática e da gestão estatal transparente do chefe do estado do Azerbaijão, Ilham Aliyev, a política, economia, cultura e sociedade do país estão se fortalecendo a cada ano”, afirmou.

Rashad Novruz enfatizou a importancia deste ano como o “Ano de Heydar Aliyev” por decisão suprema do presidente Ilham Aliyev.

Em seguida, discursaram o presidente do Grupo de Amizade Brasil-Azerbaijão no Senado Federal, Senador Nelsinho Trade, e o embaixador Rodrigo Gabsch, representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em suas falas, eles observaram que o Azerbaijão é um importante parceiro regional para o Brasil e que há vontade política, recursos e oportunidades suficientes para um maior aprofundamento das relações bilaterais. Ambos os palestrantes expressaram a declaração da República Democrática do Azerbaijão, em 28 de maio de 1918, como o primeiro passo para a independência de nosso país. Eles enfatizaram ainda a importância de manter a atual dinâmica positiva com o Azerbaijão em todos as áreas e, especialmente, fortalecer as relações entre os parlamentos.

Além de um jantar com a gastronomia azerbaijana, os convidados puderam assistir a uma apresentação de jazz o com a participação do Artista do Povo, mestre músico Anvar Sadikhov e pianista-compositor, Artista Homenageado Emil Afrasiyab. O show contou com as mais belas tradições do jazz do Azerbaijão. “Batalhão invencível”, “Dois mundos”, “Onde está Ahmed – potpourri”, “Dança Uzundera”, “Oriente e Ocidente”, “Nueva” e “Carta ao Pai – dedicação” em homenagem ao nome eterno do grande líder do país, Heydar Aliyev .