Arábia Saudita celebra Data Nacional 2022 em Brasîlia

Maior parceiro comercial do Brasil no Golfo e no Oriente Médio, a Arábia Saudita celebra sua data nacional todo dia 23 de setembro desde 1932 . As relações diplomáticas com o Brasil foram estabelecidas em 1968. Em 1973, o Brasil abriu a embaixada na então capital, Jedah, e fomentou vários negócios e relações bilaterais. Hoje, a embaixada Brasileira se encontra na capital Riyad. Em junho deste ano, foi assinado um memorando de entendimento entre o Brasil e o país árabe para aprimorar as relações bilaterais e ampliar o fluxo de turismo, assim como vários outros acordos e visitas de autoridades de alto escalão. Ambos os países mantém uma grande amizade e cooperação.

Bandeira Saudita

Em Brasília, foi realizado um almoço intimista e muito bem elaborado, onde participaram os embaixadores árabes no Brasil e amigos do país. O diplomata Sidney Leon Romeiro discursou representando o governo Brasileiro enfatizando os grandes projetos sauditas, transformações e poder visionário do rei Mohamamed Bin Salman, elogiou os cidadãos sauditas e o respeito mútuo com o Brasil e afirmou que estamos no momento ápice de boas relações enfatizando a visita presidencial recente e progresso do país do golfo.

Sidney Leon Romeiro- Itamaraty
Bassam Bin Ahmad e Yassin Adnane

De acordo com o chefe da missão, Bassam Bin Ahmad” A visão do presente para o futuro 2030 baseia-se em três fundamentos que o Governo e o Povo da Arábia Saudita, consideram como os principais pilares de força necessários para realizar esta visão.

Em primeiro lugar, Deus, o Todo-Poderoso abençoou Nossa Pátria com das Duas Mesquitas Sagradas, que atraem em suas direções a mais de um milhão de fiéis muçulmanos, consolidando a importância do papel e da posição do Reino da Arábia Saudita no âmbito Árabe e Islâmico.

Em segundo lugar, a abundância dos recursos econômicos, sejam recursos naturais ou humanos, são considerados como o motor propulsor de maior importância, para garantir o sucesso do Reino, e do desenvolvimento e prosperidade para o seu povo.

O terceiro pilar é a localização geográfica estratégica do Reino, o que o torna uma ampla porta de entrada para o mundo, que conecta os continentes da Ásia, África e Europa de forma coerente e de extrema importância.

O Reino Arábia Saudita pretende ser através deste planejamento futurista uma nação forte e próspera, que garante que seu povo possa gozar de todas as condições e requisitos para viver prosperamente, tendo sempre a religião islâmica como uma constituição, e aplicando as políticas de moderação e tolerância. E cabe destacar que o reino sempre terá suas portas abertas para todo tipo de competências e de todos os cantos do mundo, que tenham interesse em participar desse trajeto de desenvolvimento ambicioso.

Honra-me aproveitar desta alegre oportunidade de elogiar as boas e estreitas relações que unem o Reino da Arábia Saudita com a Amigável República Federativa do Brasil, e enfatizar o desejo de ambos os países para continuar estas relações através da ativação dos Mecanismos Institucionais Diplomáticos, da iniciativa de assinar Acordos Bilaterais, com a participação em comissões mistas, e por meio das representações de ambos os países nos Fóruns Internacionais.

Tenho o prazer de estender meus sinceros agradecimentos e apreço ao Governo da República Federativa do Brasil, que jamais deixou de prestar o perfeito e devido apoio e cooperação, que sempre permitiram e permitem à Embaixada do Reino da Arábia Saudita o desempenho das suas funções diplomáticas, e da melhor forma possível, especialmente o apoio prestado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), para dar ás relações entre os dois países o selo de excelência, de tal forma que está acontecendo hoje em dia.

No mesmo contexto, tenho a honra de informar Prezados Senhores, que o sábio Governo do Reino da Arábia Saudita emitiu sua aprovação para a nomeação de um novo Embaixador Saudita, que será acreditado junto ao Governo da República Federativa do Brasil, como sucessor do Ex-Embaixador Saudita Ali Abdullah Bahitham, que deixou o Brasil após o termino das suas funções oficiais, em meados do decorrente. Para concluir, não estendendo muito meu pronunciamento, renovo-lhes, prezados convidados presentes os meus mais sinceros votos de gratidão por terem homenageado nossa Embaixada com a vossa ilustre e generosa   presença, e desejar ao Povo Brasileiro amigo, e ao seu sábio Governo, os meus mais profundos desejos de continuo progresso e prosperidade e bem-estar social ” concluiu o diplomata.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.