Cidade da Ciência e Tecnologia Rei Abdulaziz (Kacst) busca empresas jovens nos setores de tecnologia, sustentabilidade e espacial para desenvolver pesquisas em laboratórios na Arábia Saudita.
Uma delegação da Arábia Saudita liderada pelo príncipe Fahd bin Mansour bin Nasser bin Abdulaziz visitou o Brasil nesta semana para o Startup 20, um congresso com empresários, fundadores e investidores de empresas startups. Em meio a esta visita, dois integrantes da delegação e representantes do Parque de Inovação da Cidade da Ciência e Tecnologia Rei Abdulaziz (Kacst), Aiman Wali, e Aiman Shieko, visitaram a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, onde apresentaram o interesse da Kacst em receber na Arábia Saudita startups brasileiras e, também, de atrair fundos para seus projetos.
Wali afirmou que a Kacst tem mais de 30 centros de pesquisas e laboratórios em diversos setores. A Kacst busca promover, principalmente, o desenvolvimento de startups em quatro setores fundamentais: saúde, energia, sustentabilidade e futuro da economia, na qual se reúnem inteligência artificial, pesquisas espaciais, gamificação e e-sports, entre outras.
A instituição tem colaborações e memorandos de entendimento com universidades como o Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, e Universidade de Cambridge, na Inglaterra, além de empresas, como a norte-americana Boeing, do setor aeroespacial. Em março, a Kacst recebeu representantes da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em um workshop realizado na Arábia Saudita.
Ambiente de encontro para startups
Diretor de Novos Negócios da Câmara Árabe, Estevão Margotti sugeriu que a Câmara Árabe e a Kacst possam desenvolver futuramente um fórum para colocar empresas startups brasileiras e sauditas em contato com possíveis investidores, pois uma das demandas da Kacst é também atrair fundos para projetos realizados em seus laboratórios e do parque de inovação.
A head de Consultoria Internacional e do laboratório de inovação CCAB Lab Karen Mizuta apresentou o CCAB Lab, um agente de aproximação e contato entre empresas e sistemas de inovação do Brasil e de países árabes. O secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Mourad, também participou do encontro.
Em sua passagem pelo Brasil, a delegação saudita participou do seminário Startup20, realizado na segunda-feira (9) e na terça-feira (10) na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O fórum foi parte dos eventos relacionados ao G20, cúpula com a maiores economias mundiais que neste ano é presidida pelo Brasil e será realizada em novembro no Rio de Janeiro. Além da Câmara Árabe, os representantes da Kacst estiveram no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, onde discutiram potenciais colaborações.