AGENDA CULTURAL | Camões – Centro Cultural Português | 26 de outubro a 3 de novembro

0
12

16 º LOBO FEST | FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES

26 e 27 de outubro

Cine Brasília | Brasília

Na 16ª edição do Lobo Fest, são apresentados dois filmes portugueses:

Sessão infantil | 26 de outubro | A partir das 10h
– A garotinha com os olhos ocupados, de André Carrilho, PT, 8 min., 2024 Uma garota vagueia pela cidade, campo, praia, sempre segurando um telefone do qual ela não tira os olhos. Ao longo do caminho, ela se depara com um grupo de personagens que tentam cativá-la. Após uma série de aventuras, ela pousa em um circo e sobe em uma montanha-russa. E tudo vai mudar.

Sessão da noite | 26 de outubro | A partir das 19h
– Sopa Fria, de Marta Monteiro, PT, 10 min, 2023.

Uma mulher vítima de violência doméstica relembra os anos em que foi casada, recordando o quão difícil foi se manter à tona.
O filme foi premiado no Animage 2024 (@animagefestival).
As sessões do Lobo Fest são gratuitas.

A programação completa está disponível em: Programação

SEMPRE UM PAPO COM VALTER HUGO MÃE

28 de outubro | 19h30

Auditório da CEMIG | Belo Horizonte.

O renomado escritor português Valter Hugo Mãe é o convidado especial  do ciclo de debates Sempre Um Papo, para uma conversa com a jornalista e escritora Leila Ferreira sobre o seu mais recente livro, “Deus na Escuridão”, publicado no Brasil pela Globo Livros – Selo Biblioteca Azul.

Entrada gratuita e por ordem de chegada.Além desta sessão em Belo Horizonte, Valter Hugo Mãe também participa na quarta edição do Flitabira, nos dias 30 de outubro e 1.º de novembro, junto a grandes nomes da literatura, como Itamar Vieira Junior, Eugênio Bucci e Teresa Cárdenas.

PARTICIPAÇÃO DE JOSÉ LUÍS PEIXOTO NA TARRAFA LITERÁRIA

2 de novembro | 17h00

Santos | São Paulo

O escritor português José Luís Peixoto participa na 16ª edição da Tarrafa Literária, que acontece de 30 de outubro a 3 de novembro, em Santos.

José Luís Peixoto acaba de lançar “Abraço”, pela editora Record no Brasil e protagoniza na sessão “Por onde anda José Luís Peixoto?”, que acontece no dia 2 de novembro, às 17h00.

A sessão é mediada pelo jornalista Manuel da Costa Pinto.

Confira a programação completa no site oficial: Programação

CAMERATA ANTIGUA DE CURITIBA

REQUIEM À MEMÓRIA DE CAMÕES (1819) DE JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO

01 de novembro – Santuário Nossa Senhora de Guadalupe | 19h30

02 de novembro – Capela Santa Maria Espaço Cultural | 18h30

Nos dias 1 e 2 de novembro, em Curitiba, é executado o Requiem à Memória de Camões (1819), de João Domingos Bomtempo, pela Camerata Antiqua de Curitiba (coro e orquestra), que celebra 50 anos de existência.

O concerto é dirigido por Ricardo Bernardes, maestro luso-brasileiro radicado em Portugal, e terá como solistas a portuguesa Mariana Castello-Branco (soprano), Arthur Filemon (contratenor), Guilherme Moreira (tenor) e Marcelo Dias (baixo).

A Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – CCP Brasília apoiam a realização desta iniciativa que se insere nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões.

AFONSO CRUZ NA 70.ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

3 de novembro  | 16h00

Auditório Barbosa Lessa | Porto Alegre

Afonso Cruz é o escritor português convidado da 70.ª Feira do Livro de Porto Alegre, que decorre de 1 a 20 de novembro de 2024 e conta com uma forte participação de autores internacionais que pretendem não apenas apresentar as suas obras mas também contribuir para o êxito da Feira do Livro de Porto Alegre, após as inundações que assolaram a cidade em maio de 2024.

O premiado escritor português conversa com a jornalista e professora Fê Pandolfi sobre o seu mais recente lançamento, “O vício dos livros” (Dublinense, 2024). Nesta obra, Afonso Cruz revela a sua faceta de leitor, explorando relatos históricos, reflexões e memórias pessoais, sempre com a leitura no centro.

A Embaixada de Portugal, o Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre e o Camões – Centro – Centro Cultural Português em Brasília apoiam a participação de Afonso Cruz na Feira do Livro de Porto Alegre.