A Embaixada da Itália em Brasília participa da iniciativa, “Fare Cinema” que tem como objetivo principal a promoção da produção cinematográfica italiana no mundo

“Fare Cinema – Prima Settimana del Cinema Italiano nel Mondo” é uma nova iniciativa que tem como objetivo principal a promoção da produção cinematográfica no exterior. A Itália possui uma grande tradição de cinema de qualidade (é o País que ganhou o maior número de Oscar na categoria “melhor filme em língua estrangeira”) e sua produção cinematográfica contemporânea é parte integrante da promoção da marca registrada da Itália no mundo.

O projeto, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional e do Ministério dos Bens e Atividades Culturais e do Turismo, integra as ações previstas pelo Programa “Vivere all’Italiana” e se baseia sobre uma ação de equipe, de atores públicos e privados do setor cinematográfico, em particular modo ANICA e o Instituto Luce-Cinecittà.

O cinema italiano é conhecido no mundo inteiro. Ativo desde a época dos irmãos Lumiére, com o nascimento de Cinecittà, vê uma nova fase produtiva. Graçãs ao cinema neorrealista do pós-guerra, ao cinema de autor da metade da década de 1950 até o final da década de 1970, e à “commedia all’italiana”, o cinema italiano alcança uma posição de grande prestígio nacional e internacional. Diretores italianos de fama internacional como Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci, Roberto Benigni e Paolo Sorrentino contribuíram a transformar o cinema italiano em um dos mais apreciados no mundo.

O objetivo da iniciativa “Fare Cinema” é mostrar as excelências italianas no setor do cinema, através do testemunho direto de quem “faz cinema”.

A Embaixada da Itália em Brasília também participa da iniciativa, através de uma serie de eventos.

Terça-feira 22 de maio, as 18:30, na sala Nervi da Embaixada, o público poderá assistir à projeção do filme “Viva la libertà” de Roberto di Andò. A projeção faz parte da mostra de cinema FARE CINEMA, promovida por esta Embaixada, com a finalidade de propor ao público brasileiro filmes italianos produzidos recentemente, em língua original e com legendas em português. Aberta no dia 10 de abril com a projeção do filme “Smetto quando voglio” de Sidney Sibilia, a mostra incluiu as projeções de “Fuocoammare” de Gianfranco Rosi e “Qualcosa di nuovo” de Cristina Comencini, e se concluirá no dia 19 de junho com a projeção de “In guerra per amore” de PIF.

Quarta-feira 23 de maio, às 19hs30, no Cine Brasília, o público terá a possibilidade de conhecer Isabella Rizza, figurinista do filme “Non ti muovere” de Sergio Castellitto, baseado no homônimo romance de Margaret Mazzantini. Isabella Rizza começa sua carreira como assistente figurinista, antes, e figurinista, depois, em várias produções cinematográficas e televisivas. Assina mais de 40 produções teatrais e, entre 2002 e 2005, é Responsável e Coordenadora do Figurino, Cabelo e Maquiagem no Teatro Lírico “Carlo Felice” de Gênova. Em 2004 recebe a candidatura ao premio David de Donatello como Melhor Figurinista para “Non ti muovere” de Sergio Castellitto, com o qual colabora novamente no teatro, na peça “Il dubbio” e no cinema, com o recente filme “Fortunata”. Com seu testemunho direto, Isabella Rizza nos apresentará sua profissão e nos introduzirá à visão do filme “Non ti muovere”, que o público poderá assistir gratuitamente.

Na manhã do dia 23 de maio, Isabella Rizza encontrará os estudantes da Universidade IESB de Brasília, para falar sobre sua experiência profissional e do cinema italiano.

A “Semana do cinema italiano no mundo” continuará com uma segunda edição da mostra cinematográfica “FARE CINEMA”, que a partir do dia 4 de junho, levará ao Cine Brasília uma seleção de filmes italianos em áudio original, legendados em português: “La kryptonite nella borsa” de Ivan Cotroneo, “L’industriale” de Giuliano Montaldo, “È stato il figlio” de Daniele Ciprì, “Gli equilibristi” de Ivano di Matteo, e “Scialla!” de Francesco Bruni. As projeções acontecerão dia 4, 6, 7, 8 e 9 de junho às 20hs30 (entrada franca). Com o intuito de continuar a promover o cinema italiano no Brasil, esta Embaixada organizará outras mostras cinematográficas nos próximos meses, nas cidades de Nova Veneza (GO), Goiânia (GO), Belém (PA) e Manaus (AM). Mais informações sobre a programação serão disponíveis proximamente no site e nas redes sociais da Embaixada.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.