Está disponível no portal do Ministério das Relações Exteriores uma série de sete vídeos informativos sobre as eleições presidenciais 2018 no exterior preparados pela Justiça Eleitoral, com a colaboração do Itamaraty. Os vídeos trazem dados gerais sobre o voto no exterior e informações de utilidade pública.
A série de vídeos registra os resultados do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral em coordenação com o Itamaraty para facilitar aos brasileiros residentes fora do país o exercício do direito ao voto, que permitiu a ampliação do eleitorado no exterior de 18.492 eleitores em 1989 para 500.728 em 2018, um incremento de 2.707%. Para que esse aumento de eleitores cadastrados se traduza em maior participação na votação em outubro, serão enviadas 1.424 urnas a 125 países, num total de 743 seções distribuídas em 171 cidades. Trinta e três seções eleitorais adicionais foram abertas em localidades com grande concentração de brasileiros em que não há representação consular permanente, como Florença e Veneza (Itália), Colônia e Hamburgo (Alemanha), Orlando, Salt Lake City e Frammingham (Estados Unidos), Winnipeg (Canadá) e Vale do Bekaa (Líbano).
A série de vídeos lembra avanços como a introdução do Título Net Exterior em fevereiro de 2017, que permitiu acelerar o alistamento e a transferência eleitoral no exterior. Processos que levavam em média um ano para serem concluídos passaram a ser realizados em tempo real. Tema de um dos vídeos, a plataforma, pela qual cerca de 76 mil brasileiros já foram cadastrados, facilitou o processo de regularização da situação eleitoral, que também é uma exigência legal para a prática de diversos atos da vida civil. Também são retratadas as especificidades na organização de eleições fora do país e os desafios enfrentados em diferentes regiões, como América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.
Os vídeos estão disponíveis no seguinte endereço:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLibZPfUZrGdK6x9rioO-oxsAuBR7vk3j3
Para mais informações: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/eleicoes-no-exterior