Quarenta Anos do Tratado de Cooperação Amazônica
Celebra-se hoje, 3 de julho, o quadragésimo aniversário da assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Iniciativa do Brasil, o TCA foi, em 1978, e segue sendo, hoje, expressão da vontade conjunta de colaboração entre os países com territórios na região amazônica em favor de seu desenvolvimento sustentável.
Essa colaboração, facilitada pela criação da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) em 1998 e a instalação de sua sede em Brasília, é traduzida por um conjunto importante de projetos comuns, em particular em temas ambientais de grande relevância, como a mudança do clima.
Ao celebrar os quarenta anos do TCA, os países membros da OTCA miram também ao futuro. A Agenda Estratégica 2019-2030, a ser adotada em novembro próximo, ajudará a assegurar que os esforços da Organização estejam estreitamente articulados com os compromissos internacionais de seus membros em matéria de desenvolvimento sustentável.
Entre as iniciativas destinadas a comemorar o quadragésimo aniversário do tratado, destaca-se a realização, em 12 de julho próximo, de seminário “Quarenta Anos do Tratado de Cooperação Amazônica – Sustentabilidade: um paradigma para o desenvolvimento da Amazônia”, organizado conjuntamente pela Câmara de Deputados, o Itamaraty e a Secretaria Permanente da OTCA.