Na noite do dia 23 de abril de 2025, ocorreu na Galeria Karla Osorio, em Brasília, o lançamento da exposição, A Ternura do Concreto marcando a estreia artística do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, na capital federal.
Conhecido por sua relevante atuação diplomática, o senhor embaixador Lenain revela ao público um lado sensível e artístico ao apresentar 30 fotografias em preto e branco que exploram poeticamente a arquitetura brutalista no Brasil e na Índia.
Com um olhar aguçado e técnica refinada, o diplomata-fotógrafo propõe uma leitura subjetiva da paisagem urbana, evidenciando detalhes e formas que muitas vezes passam despercebidos. As imagens foram captadas entre 2022 e 2024 em cidades como Brasília, São Paulo, Ahmedabad, Chandigarh e Nova Délhi, e registram edifícios icônicos como o Hospital da rede Sarah, a Embaixada da França, a Universidade de Brasília, o Palácio do Itamaraty, Gandhi Bhavan entre diversos outros locais.
As fotografias são apresentadas em edições limitadas, respeitando uma abordagem artística e colecionável. A composição das obras reflete a dualidade entre forma e emoção: ângulos retos contrastam com curvas sensuais, sombras densas dialogam com espaços abertos, tudo isso envolto em uma estética minimalista que convida à contemplação.
“Não sou daqueles que têm medo do brutalismo. Muito pelo contrário: o concreto, quando manuseado pelos maiores arquitetos, sempre me pareceu delicado”, afirma o autor das obras.
Seu objetivo, segundo ele, não é documentar, mas provocar sensações. A arquitetura se torna meio e metáfora para refletir sobre o tempo, a solidão e a beleza oculta nos espaços urbanos.
A exposição ocupa as galerias 4 e 5 do Pavilhão II da Karla Osorio Galeria e é uma rara oportunidade de conhecer a faceta artística de um diplomata que escolheu o Brasil não só como campo de atuação, mas também como inspiração estética.