As embaixadoras da Suécia, Karin Wallensteen; da Dinamarca, Eva Pedersen; da Finlândia, Johanna Karanko; e a Ministra Conselheira da Noruega, Annette Bull, se reuniram com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para discutir iniciativas de combate ao racismo e promoção da equidade.

O encontro desta terça-feira, 29, teve como objetivos refletir sobre a promoção da equidade étnico-racial e a justiça climática, para inspirar o desenvolvimento de ações e políticas reparatórias, combater o racismo e a xenofobia em nível internacional, e de compartilhar experiências sobre iniciativas globais em prol dos direitos humanos.

As diplomatas nórdicas parabenizaram o governo Lula e a ministra Anielle pelo forte compromisso com a equidade racial, manifestado, entre outras ações, pela criação do Ministério da Igualdade Racial.

Durante a reunião, foram destacadas algumas prioridades estratégicas, como a implementação do ODS 18 para a inclusão étnico-racial, a construção do plano de ação da segunda década dos afrodescendentes na ONU e o aumento da representatividade de quilombolas e indígenas no serviço público e no ensino superior. A colaboração internacional foi apontada como essencial para impulsionar essas mudanças.

As embaixadoras também apresentaram o projeto “Girl Takeover”, que visa empoderar meninas e, em 2025, focará em comunidades escolares quilombolas e indígenas.