Durante esses dois dias, 10 e 11 de abril, representantes da embaixada, dos consulados gerais, dos consulados honorários e de regiões belgas se reuniram, na residência oficial da Bélgica, no Great Brazil, para o encontro anual da rede belga aqui no país. O objetivo foi discutir diversos tópicos de interesse da Bélgica no Brasil, além de estratégias, gestão e assuntos consulares.

Foram abordados temas como combate ao crime organizado e cooperação com a UNODC. Também discutimos as prioridades dos novos governos na Bélgica, como interesses e segurança econômicos. A cooperação com a União Europeia (UE) sobre essas questões foi o foco de uma sessão específica com a Delegação da UE em Brasília, com foco no acordo UE-Mercosul, a iniciativa Global Gateway, o Fórum de Investimentos UE-Brasil e diplomacia cultural e pública.

Foi realizado ainda, um seminário sobre economia verde e COP30, com a presença do Embaixador para o Clima e Meio Ambiente, Willem van de Voorde, e participação de empresas belgas como Rhodia Brasil, Green Energy Park, Ecosteryl e DEME Group.

“A Bélgica tem o privilégio de ter relações tão profundas e importantes com o Brasil, e é    graças aos Senhores que podemos alcançar sucesso todos os dias. E pela organização desse Great Brazil, agradeço de todo o coração à equipe da embaixada, meus incríveis as que formam um time formidável e sem os quais eu não sou nada”, afirmou o embaixador da Bélgica,  Peter Claes.

Durante a recepção de abertura do Great Brazil, o embaixador Peter Claes condecorou o talentoso gaitista brasiliense Pablo Fagundes com o título de Cavaleiro da Ordem da Coroa. “A homenagem celebra não apenas o talento excepcional de Pablo, mas também suas conexões artísticas com músicos belgas — como o lendário Toots Thielemans, grande inspiração em sua trajetória — e o intercâmbio cultural com a embaixada da Bélgica”, discursou o diplomata belga.

Fonte: Embaixada da Bélgica