Dez toneladas de roupas usadas às portas do Jardim do Luxemburgo para protestar contra a fast fashion

0
5
Screenshot

Ativistas do coletivo “Stop Fast Fashion” depositaram dez toneladas de sacos de roupas usadas nas proximidades do Senado francês, no Jardim do Luxemburgo, em Paris, nesta sexta-feira (14). O objetivo do protesto é pedir a adoção de uma lei contra a fast fashion. A pilha de roupas ultrapassou os dois metros de altura.

Há exatamente um ano, a Assembleia Nacional aprovou, em primeira leitura, um projeto de lei que visa deter a “fast fashion”. Embora o projeto de lei ainda não tenha sido colocado na pauta do Senado, a ministra delegada para o Comércio, Véronique Louwagie, garantiu que ele seria examinado nos próximos meses, enfatizando a necessidade de combater os impactos ambientais, sociais e econômicos do que também é conhecido como “moda descartável”

Segundo o Ministério da Transição Ecológica, a indústria têxtil se tornou uma das mais poluentes do mundo. Ela gera quase 10% das emissões globais de gases de efeito estufa – mais do que voos internacionais e tráfego marítimo juntos – e consome 4% da água potável do mundo.

A proposta de lei “que visa reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil” inclui a proibição de anunciar a venda de roupas com preços reduzidos e uma “penalidade” ambiental reforçada para torná-las menos atraentes.