O turismo brasileiro iniciou o ano superando mais um recorde, comprovando que o Brasil se torna um destino turístico cada vez mais atrativo! Em janeiro de 2025, 1.483.669 turistas internacionais desembarcaram em solo brasileiro. É o melhor primeiro mês do ano desde 1970, início da série histórica. Os dados levantados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal representam um aumento de 55% em relação ao mesmo período de 2024, quando tivemos um registro de 956.737 visitantes vindos de outros países.
O volume registrado em janeiro deste ano também superou o recorde anterior, que pertencia ao primeiro mês de 2017, quando o Brasil recebeu 1.107.628 turistas internacionais. O crescimento representa um avanço de 34%, consolidando janeiro de 2025 como o mais movimentado para o turismo internacional.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que é um excelente ponto de largada para que o Brasil supere os números excepcionais de 2024. “O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes. Seguimos trabalhando para que essa tendência continue impulsionando a economia e gerando novas oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro.
A Argentina se destacou como o principal país emissor de turistas para o Brasil. O número de visitantes do país vizinho praticamente dobrou em relação a janeiro de 2024. No primeiro mês do ano passado, 452.136 argentinos visitaram o Brasil, enquanto, em 2025, esse número saltou para 870.318.
A presença dos chilenos também representa um aumento expressivo. Em janeiro de 2025, 103.620 turistas do Chile estiveram no Brasil, um crescimento de 34% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
“Nenhum país no mundo teve um crescimento nessa dimensão na chegada de turistas. São 55% a mais que no ano passado, que já havia sido recorde. O governo Lula, através da Embratur, unindo esforços do setor privado, Ministério do Turismo, estados e municípios, está ajudando a transformar o potencial turístico que sempre tivemos em realidade. A grande diferença agora é que colocamos o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país, viabilizando uma ampliação da conectividade aérea que também é recorde”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo
O recorde já no início do ano representa um passo importante para que o Brasil atinja as metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), cujo foco é consolidar o país como o principal destino turístico da América do Sul, alcançando 8,1 milhões de turistas internacionais por ano e gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas até 2027.
DESTAQUE PARA O SUL – Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina foram responsáveis por receber 924.138 visitantes internacionais, o que representa 62% do total de turistas que chegaram ao Brasil em janeiro de 2025.
A proximidade com a Argentina fez do Rio Grande do Sul a localidade com o maior fluxo de chegadas internacionais. Ao todo, 518.557 turistas entraram no Brasil pelo estado gaúcho. O Paraná recebeu 206.861 visitantes vindos de outros países, enquanto Santa Catarina registrou 198.720 turistas de fora do país.
Em números absolutos, depois do Rio Grande do Sul, o Rio de Janeiro, com 240.151 visitantes, e São Paulo, com 219.787, foram os estados que receberam mais turistas internacionais.
COMO CHEGARAM – A maioria dos turistas que vieram ao Brasil optou pela via terrestre para entrar no país. Das 1.483.669 chegadas registradas, 802.611 turistas (representando 54% do total) entraram por essa via. O transporte aéreo ficou em segundo lugar, com 608.163 entradas (41%), enquanto as chegadas por vias marítimas e fluviais somaram 72.895 (5%).
PROMOÇÃO – O Brasil tem apostado na promoção internacional para atrair cada vez mais turistas estrangeiros. Este ano, o país estreou como homenageado na maior feira de turismo do mundo, a Fitur 2025, que aconteceu em Madri, na Espanha. Com um público de cerca de 250 mil participantes, o Ministério do Turismo apresentou a diversidade da oferta turística brasileira, consolidando a imagem do país como um dos destinos mais desejados do mundo.
Outra grande feira internacional voltada para o setor na América Latina foi a FIT, realizada em Buenos Aires, na Argentina, onde o Brasil também foi o país homenageado na edição de 2024. No estande brasileiro, os visitantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com a cultura, a gastronomia e a natureza do nosso país.
Fonte: Ministério do Turismo