Elon Musk desativa sinal da Starlink na Índia após governo apreender equipamentos

0
2

Elon Musk usou a rede social X (ex-Twitter) para confirmar que o sinal da Starlink está inativo em todo o território indiano após autoridades apreender duas antenas da empresa nas últimas semanas.

Conforme o bilionário, o uso da Starlink sequer deveria estar acontecendo na Índia, uma vez que a empresa ainda não tem autorização para operar no país.

os feixes de satélite da Starlink estão desligados na Índia. Nunca foram ligados em primeiro lugar.

Segundo autoridades indianas, em duas operações realizadas em zonas de conflito armado com “terroristas”, a polícia indiana encontrou duas antenas da Starlink.

Os criminosos tem usado os equipamentos da empresa de Musk não apenas para acessar à internet, mas também para planejar atentados contra o governo indiano.

Essas antenas são geralmente contrabandeadas por meio da fronteira com Mianmar, que é um país devastado pela guerra civil onde grupos rebeldes também usam a Starlink para planejar ações.

A Starlink não opera em Mianmar, mas o sinal está sendo acessado normalmente.

Em carta oficial enviada a Starlink, o governo indiano fez uma série de questionamentos, principalmente após contrabandistas de metanfetamina serem presos em alto mar usando a antena da empresa para navegar.

Por enquanto, a Starlink não comentou o assunto, mas a companhia ainda aguarda um aval do governo para iniciar suas operações na Índia, algo que pode ser dificultado pela gestão do primeiro-ministro Narendra Modi.

Fonte: Tudo Celular