Israel fecha embaixada da Irlanda e pretende abrir missão diplomática na Moldávia

0
7

O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, em um comunicado no último domingo (15), informou da decisão da abertura de uma nova embaixada israelense na Moldávia e o fechamento da embaixada israelense na Irlanda.

As relações entre Israel e Moldávia são amigáveis ​​e ambos os países buscam expandi-las e aprofundá-las. A Moldávia já tem uma embaixada em Israel e chegou a hora de Israel estabelecer uma embaixada na Moldávia.

FM Sa’ar informou o Ministro das Relações Exteriores da Moldávia, Mihail Popsoi, sobre sua decisão de abrir uma embaixada israelense em Chișinău, que será estabelecida o mais breve possível em 2025. FM Sa’ar instruiu o Diretor-Geral do MFA a localizar um edifício adequado para a embaixada na Moldávia e a iniciar o processo de nomeação de um embaixador israelense.

A decisão de fechar a embaixada de Israel em Dublin foi tomada à luz das políticas anti-Israel extremas do governo irlandês.

Deve-se notar que, no passado, o embaixador de Israel em Dublin foi chamado de volta após a decisão unilateral da Irlanda de reconhecer um “estado palestino”. Na semana passada, a Irlanda anunciou seu apoio à ação legal da África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), acusando Israel de “genocídio”.

Sa’ar disse que “as ações e a retórica antissemita usadas pela Irlanda contra Israel estão enraizadas na deslegitimação e demonização do estado judeu, juntamente com padrões duplos. A Irlanda cruzou todas as linhas vermelhas em suas relações com Israel. Israel investirá seus recursos no avanço das relações bilaterais com países em todo o mundo de acordo com prioridades que também levem em conta as atitudes e ações desses estados em relação a Israel.”

“Há países interessados ​​em fortalecer seus laços com Israel onde ainda não temos uma embaixada israelense. Ajustaremos a rede diplomática de missões de Israel, dando o devido peso, entre outros fatores, às posições e ações de vários países em relação a Israel na arena diplomática”, informou o Ministro.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores de Israel.