O valor total dos contratos de empresas russas para a exportação de veículos usados de Moscou para os países e parceiros do BRICS ultrapassou 21 bilhões de rublos (R$ 1,2 bilhão), segundo informa o prefeito de Moscou, Serguei Sobianin.
De acordo com o prefeito da capital russa, todas as exportações para os países do BRICS+ cresceram quase três vezes, com o apoio de Moscou.
Os destinos de exportação mais populares foram os Emirados Árabes Unidos, o Brasil, o Irã, a Índia e, em primeiro lugar, a China. A informação foi fornecida pela CGTN, parceira da rede TV BRICS.
As autoridades de Moscou veem as vantagens inegáveis de trabalhar no espaço do BRICS e, segundo elas, o crescimento triplo ainda não chegou ao limite. Além disso, os inovadores técnicos russos estão expandindo seus mercados graças às oportunidades do grupo.
“De fato, associações como o BRICS, o BRICS+, a Organização para Cooperação de Xangai, a União Econômica Eurasiática e outras, desempenham hoje um papel muito importante na agenda econômica internacional”, destacou Vitali Stepanov, diretor-geral da organização autônoma sem fins lucrativos Centro de Exportação de Moscou.
“Sim, os países do BRICS são uma garantia para nós. Posso dizer com segurança que esse é mais da metade do nosso mercado de exportação. É neles que estamos nos concentrando. E se essa associação continuar a ser conectada por vários laços, incluindo a cooperação em setores técnicos, isso nos permitirá promover equipamentos de uma forma mais flexível”, adicionou Aleksandr Shalashilin, vice-diretor comercial para exportação do centro.
Ao mesmo tempo, o governo da cidade de Moscou também enfatiza que o BRICS não abrange apenas um crescimento quantitativo, mas também qualitativo, que oferece uma abordagem para o aumento de novas exportações inovadoras da Rússia em setores como soluções 3D, software financeiro e educacional, conteúdo de mídia, soluções de realidade virtual para medicina e treinamento de segurança industrial, entre outros.
A Rússia tem uma visão otimista sobre o potencial de crescimento do BRICS e enfatiza a importância da associação na agenda econômica internacional.
Fonte: Tvbrics