O embaixador Romulo Acurio junto com missão diplomática do país, celebrou o Dia Nacional do Peru com uma grande festa na embaixada. O Feriado de Fiestas Pátrias é comemorado no país, todos os anos em 28 de julho .
Romulo expressou a importância do trabalho conjunto com o Brasil para o desenvolvimento mútuo das duas nações. Nas presença de vários embaixadores e autoridades o Embaixador informou que Lima espera ansiosamente pela visita do presidente Lula, convidado especial do Peru para a cúpula da Amazônia em novembro de 2024. “O diálogo do Peru com o Brasil sobre questões ambientais ainda está se aprofundando. Acreditamos em uma transição ecológica justa, com responsabilidades comuns, porém diferenciadas a nível global, em clima e biodiversidade”
Em seu discurso Romulo Acúrio também explicou aos convidados sobre as estreitas relações entre Brasil e Peru e falou sobre a comunidade peruana no Brasil que tem aproximadamente 50 mil pessoas. Falou sobre a grande fronteira que divide mas também unem Brasil e Peru em várias questões inclusive, em fóruns internacionais .
História do dia da independência do Peru:
A independência do Peru foi declarada no sábado, 28 de julho de 1821, há pouco mais de 200 anos. Don José de San Martín, um general argentino segurando uma nova bandeira peruana, proclamou a independência na praça principal de Lima. Esse evento marcou o início de uma nova era para o país, que buscava se livrar do domínio espanhol após quase 300 anos.
Celebrações no Peru
. Bandeiras peruanas são penduradas nas janelas de lojas e casas. Trabalhadores e estudantes usam broches com a bandeira peruana nas escolas e em repartições do governo. De jovens a idosos, todos se preparam para celebrar o principal dia do Peru.
Em 28 de julho, a celebração começa cedo em Lima. O Arcebispo lidera uma missa Te Deum, com a presença do presidente, deputados e outras autoridades. Depois, o presidente faz um discurso ao povo peruano da varanda do palácio do governo. Este discurso é transmitido na TV e na Internet, saudando todos os peruanos.
No dia seguinte, a celebração continua na Avenida Brasil, uma das mais importantes de lima . Após o hasteamento da bandeira, as forças armadas realizam “A Grande Parada Militar”. As pessoas acordam cedo para ver cada detalhe deste evento. Um destaque é o desfile de cães policiais. Outro destaque é a tradicional dança marinera, mostrando um elegante e sedutor cortejo.