Embaixadora da Eslovênia destaca a importância do Dia Mundial das Abelhas

0
16

O Dia Mundial das Abelhas é comemorado no dia 20 de de maio. Essa iniciativa contribui  para aumentar  a conscientização da importância das abelhas e de outros polinizadores e para promover a cooperação internacional pela sua proteção. Em Brasília a Embaixadora Mateja Kracun reuniu um grupo de  na sede da Embaixada para celebrar a data importante .

Por ocasião do Dia Mundial das Abelhas deste ano e co-organizado com a Organização das UN para a alimentação e agricultura, a Eslovênia acolheu o Fórum Internacional de Ação sobre Apicultura e Polinização Sustentáveis ​​intitulado “Abelhas para as pessoas, o planeta e a paz”, que  aconteceu  nos dias 22 e 23 de maio em Liubljana. Um apiário no jardim de Ministério dos Assuntos Estrangeiros  foi inaugurando na ocasião. A tradição da apicultura na Eslovênia está presente há muitos séculos.

“Acreditamos firmemente no potencial único da apicultura para abordar a vulnerabilidade social e ambiental. É uma atividade que se tornou, por exemplo, um meio cada vez mais popular de adaptação climática em regiões com escassez de água, onde as pessoas estão perdendo a sua principal fonte de subsistência e têm de recorrer a outras atividades

A Eslovênia com a ajuda de parceiros, tem cooperado em milhares de ações em todo o mundo nos últimos 6 anos. A Eslovénia lançou uma iniciativa emblemática intitulada “Abelhas pela paz”, promovendo a paz através de atividades cooperativas relacionadas com as abelhas. Diferentes projetos de polinizadores foram realizados neste âmbito. Apoiamos principalmente atividades de polinizadores que ajudam a recuperar ecossistemas e a capacitar comunidades vulneráveis. Num contexto de intensos desafios ambientais e sociais, estamos incrementando a nossa diplomacia em matéria de polinizadores e alinhando-a com a cooperação para o desenvolvimento.

Nosso principal projeto de polinizadores no Brasil acontece em parceria com o Instituto Peabiru, em Belém, onde estamos financiando o desenvolvimento de apiários em uma comunidade quilombola no estado do Pará, na Amazônia. Famílias e mulheres da comunidade estão sendo treinadas para promover a polinização da floresta. Apiários estão prontos e abelhas já produzem o primeiro mel que será colhido e isso irá gerar receitas adicionais” .Disse a Embaixadora da Eslovênia em seu discurso para os convidados .