Brasília foi uma das atrações da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2024). O evento, realizado em Lisboa, Portugal, entre os 28 de fevereiro e 3 de março, permitiu mostrar o “destino Brasília” em terras estrangeiras. O principal objetivo da participação é fomentar negócios e estabelecer novas parcerias.
A interação com potenciais clientes, investidores e consumidores nas grandes feiras internacionais é fundamental para o crescimento e a promoção do destino. No estande da Secretaria de Turismo, os visitantes encontraram materiais informativos de todos os segmentos turísticos que a capital tem a oferecer. Reuniões com empresários e instituições de vários países do mundo também foram realizadas.
A participação da secretaria no evento em 2023 rendeu para a capital um crescimento do fluxo de turistas portugueses de quase 120%. Além disso, o índice de arrecadação de impostos teve aumento de 30,95% (em comparação com 2022).
O objetivo dessa promoção, explica Bruno Tempesta, subsecretário de Produtos e Política de Turismo do Distrito Federal, é mostrar todas a sede da República como mais que um museu a céu aberto, mas um local cosmopolita, com uma gastronomia riquíssima, com eventos o ano inteiro e cercada de atrações naturais, como Pirenópolis, e a Chapada dos Veadeiros.
“Todos sabem que a arquitetura de Brasília é icônica, mas há muitos outros atrativos oferecidos pela cidade. Temos a vertente religiosa, a vertente esportiva, a vertente rural. Além disso, a cidade respira vida, respira festivais. Acabamos de retomar o Rali dos Sertões, que estava fora do nosso calendário havia anos”, explica Tempesta. “É esse potencial que precisa ser explorado juntos aos turistas estrangeiros, que, cada vez mais, estão desembarcando na cidade”, completa. “Não podemos esquecer que Brasília é o único destino turístico do Brasil listado pelo New York Times para este ano”, finalizou.