Lu Alckmin reúne-se com a diretoria do Clube Internacional de Brasília e apresenta o projeto Padaria Artesanal

0
22

A segunda-dama Lu Alckmin reuniu-se, nesta quarta-feira (18), com a diretoria do Clube Internacional de Brasília (CIB) na residência oficial do Gabão.

Ela apresentou o projeto Padaria Artesanal, conversou com a presidente do CIB, a embaixatriz do Gabão, Julie Pascale Moudouté-Bell, que na ocasião concedeu a ela o título de “Amiga do Gabão”. Também estava presente o embaixador do Gabão Jacques Michel Moudoute-Bell.

O CIB anunciou que pretende colaborar com a aquisição dos kits, que custam R$ 7.500 cada e reúnem os equipamentos necessários para a fabricação de pães. No evento desta manhã, a diretoria discutiu parcerias futuras com a segunda-dama.

Projeto tem trajetória de 20 anos de sucesso

Lu Alckmin foi a responsável por implementar com sucesso o projeto Padaria Artesanal em São Paulo. Em 2001, ela assumiu, como voluntária, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

A Padaria Artesanal tem como objetivo alimentar a população carente, gerar emprego e renda por meio da formação de agentes multiplicadores. Além de aprender a fazer 10 tipos de pães, os alunos recebem aulas sobre ética, higiene e cidadania. Cada um desses agentes trabalha em sua comunidade para transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas, formando novos profissionais do ramo.

Nos períodos em que Lu Alckmin presidiu o Fundo Social – 2001 a 2006 e 2011 a 201 -, foram doados mais de dez mil kits da Padaria Artesanal a entidades sociais, Fundos Municipais e escolas estaduais. Ao todo, mais de 100 mil pessoas receberam a capacitação no Estado de São Paulo.

Com sua experiência de mais de 20 anos à frente do projeto Padaria Artesanal, ao chegar em Brasília, Lu Alckmin vem buscando novos parceiros para ampliação do programa. Os custos são arcados por esses parceiros e não geram nenhum custo financeiro ao Governo Federal.

Além de contribuir para a maior qualificação profissional, o projeto mostrou-se bem-sucedido ao atuar no resgate da autoestima e da dignidade humana das pessoas. Como Lu Alckmin sempre diz: “melhor que dar o peixe, é ensinar a pescar” e seu sonho é levar para todo o Brasil.