O Dia da Independência da Polônia é celebrado anualmente em 11 de novembro. Esta data remonta ao fim do domínio do seu território por parte da Áustria, da Prússia e da Rússia.
A partir de 1989, com a transformação do regime político, passou a ser celebrado novamente este dia. A população polaca festeja, neste dia, a recuperação da sua identidade e liberdade, aproveitando o feriado para estar com os amigos e família ou participar nas diversas atividades que decorrem um pouco por todo o país.
Em Brasília, o Embaixador Jacub Skiba recebeu convidados para um evento com comidas típicas polonesas. Vários embaixadores de países europeus estiveram presentes , entre eles, Austria, União Européia, Eslovênia, Ucrânia. O encarregado de negócios da Embaixada americana e Embaixador do Japão também prestigiaram o evento , entre tantas outras autoridades.
Um recital de piano da renomada Pianista polonesa Ewa Poblocka que também esteve no Palácio do Itamaraty durante esta semana foi a atracão da noite .
O programa do concerto incluiu obras de Johann Sebastian Bach, Felix Mendelssohn-Bartholdyi e Fryderyk Chopin. O Embaixador polonês no Brasil, Jakub Skiba, mencionou a importância dos laços históricos entre a Polônia e o Brasil num contexto da luta pela independência de ambos os países.