A Visita foi realizada para conhecer uma das sedes da Embrapa em Mato Grosso
Uma comitiva composta por delegações diplomáticas de 10 países e da União Europeia visitou a Embrapa Agrossilvipastioril, em Sinop recentemente . Dentre o grupo estiveram três embaixadores, um chefe de missão, adidos agrícolas e outros representantes das embaixadas. A visita faz parte do programa Intercâmbio Agro Brasil, promovido pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA), em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
O grupo, que também contou com diretores da CNA, da Famato e jornalistas. No período da manhã acompanharão uma apresentação institucional sobre o trabalho desenvolvido pelo centro de pesquisa, sobretudo com tecnologias de baixa emissão de carbono. Em seguida, houve um tour por laboratórios da instituição e uma visita à vitrine tecnológica.
Após almoço, realizado no restaurante da Embrapa, os visitantes conheceram o campo experimental, onde pesquisadores irão mostrar as pesquisas desenvolvidas com sistemas integrados de produção agropecuária, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Também foram apresentadas pesquisas ligadas à restauração ecológica e à produção de palma de óleo.
Intercâmbio Agro Brasil
O programa Intercâmbio Agro Brasil é promovido semestralmente pela CNA e leva representantes diplomáticos a conhecerem de perto o sistema produtivo de produtos agrícolas que são comprados por seus países. Esta é a primeira vez que Mato Grosso faz parte da rota.
No estado, o grupo visitou o Sistema Famato, em Cuiabá, fazendas e algodoeiras em Campo Verde, a feira Parecis Super Agro em Campo Novo do Parecis, e a Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.
A comitiva foi composta por representantes da Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Malásia, Países Baixos, Singapura e União Europeia. Coréia do Sul, Indonésia e Malásia estarão presentes com seus embaixadores no Brasil e Singapura com o chefe de missão, que tem cargo equivalente ao de embaixador. Acompanham o grupo jornalistas da Forbes, Dinheiro Rural e Band.
Na ocasiao os visitantes vistaram também uma aldeia indígena
Fonte-Embrapa