Como os imigrantes influenciaram a culinária brasileira?

0
4941

O Brasil é uma das maiores nações do mundo, sendo que os hábitos alimentares de norte a sul são muito variados. Isso se dá, não só pela distância, mas também pelos diferentes movimentos imigratórios que o país sofreu ao longo da história.

Hoje é possível encontrar no Brasil, diversas receitas populares que foram trazidas por imigrantes, ou seja, em todo o território, houve influências de diversas culturas que se estenderam na culinária brasileira.

Abaixo, mostramos algumas dessas influências:

1/6- A influência africana

Dendê (Reprodução/Divulgação Petrobras)

O Brasil teve um enorme fluxo de escravos vindo da África, o que formou grande parte da descendência brasileira. A base da alimentação era feijãomilhoaipimmandioca e peixes. Contendo também algumas frutas tal como a laranja e a banana. Os escravos também popularizaram o óleo de dendê e o leite de coco. Um dos pratos mais típicos é o cuscuz feito com mandioca e peixes.

2/6- A influência portuguesa

Quindim (Reprodução/Vanessa Acioly)

O Brasil foi uma das mais importantes colônias de Portugal, por isso, a influência portuguesa no Brasil é imensa, não só se fala a mesma língua como também se transferiu muitos dos hábitos alimentares. O quindim é uma das sobremesas portuguesas mais famosa no Brasil, enquanto o caldo verde faz sucesso todo os invernos.

3/6- A influência italiana

Macarrão (Reprodução/Entre Tulipas)

Foram os italianos que fizeram com que as massas e a farinha de trigo se tornassem parte da culinária brasileira. O macarrão está para os brasileiros assim como o arroz e o feijão. No mundo dos doces, o sorvete se tornou popular.

4/6- A influência alemã

Cerveja alemã (Reprodução/Belisario Roldan)

Os alemães se concentraram mais na região sul do Brasil fazendo com que a cerveja, as carnes de porco e as batatas se tornassem bastante popular por lá. Eles também trouxeram as salsichas, a mortadela e o toucinho.

5/6- A influência japonesa

Sushi (Reprodução/Piririviana)

Quando os japoneses chegaram no Brasil, eles sofreram para se adaptar à realidade brasileira, em torno do ano de 1907, mas aos poucos os seus hábitos alimentares se tornaram mais aceitos e hoje mais de 100 anos depois não há um brasileiro que não tenha comido pastel e até mesmo sushi. Os brasileiros aderiram aos alimentos japoneses para terem mais qualidade de vida utilizando por exemplo: a soja, as algas, o broto de feijão entre outros. A comida japonesa é um extremo sucesso no Brasil com restaurantes em todo o território nacional.

6/6- A influência árabe

Esfirra do Habib’s (Reprodução/Divulgação)

O Brasil recebeu vários árabes do Líbano e da Síria, os quais achavam que iriam para os Estados Unidos, pois para eles, era tudo América. No Brasil, encontraram uma terra muito próspera e cheia de oportunidades. Tanto que hoje no Brasil, é muito comum o consumo de quibetabuleesfirrababa ganoushhúmus e arroz estilo árabe. Uma das maiores redes de restaurantes no Brasil é o Habib´s, a qual pode ser considera a mais bem-sucedida. Antes dela, a comida árabe era considerada cara no Brasil, a rede popularizou e hoje há quase 500 restaurantes em todo o Brasil, o qual é extremamente popular entre os brasileiros.

Fonte: SP da Garoa