Vietnã celebra a Data Nacional em Brasília

Em 1º de setembro de 2020, na capital Brasília – República Federal do Brasil, a Embaixada do Vietnã celebrou solenemente o 75º aniversário do Dia Nacional do Vietnã (2 de setembro de 1945 – 2 de setembro de 2020).

Participaram da cerimônia a Embaixadora Pham Thi Kim Hoa e todos os funcionários e familiares da Embaixada e o Escritório do adido militar. Na ocasião, a Embaixadora enviou o artigo às agências de notícias locais com o conteúdo sobre o progresso forte do Vietnã na gloriosa revolução de 75 anos, atingindo a meta de “Gente rica, país forte, democracia, justiça e civilização” e afirmou os esforços do Vietnã para fortalecer e aprofundar uma parceria abrangente com o Brasil – principal parceiro do Vietnã na América do Sul.

Discurso da embaixadora:

Os últimos 75 anos testemunharam as transformações históricas do Vietnã: de um país dividido para um país reunificado, de um país fortemente afetado pelas guerras para um novo Vietnã, com novas fisionomias e novo perfil na arena internacional. Ano 2020, dando um grande passo no glorioso caminho revolucionário de 75 anos, o Vietnã está alcançando a meta de “Gente rica, país forte, democracia, justiça e civilização”.

Apesar de muito afetada pela pandemia, a economia do Vietnã continua estável, o PIB no primeiro semestre de 2020 ainda alcançará um crescimento positivo, chegando a quase 2%. O superávit da balança comercial foi de quase 11 bilhões de dólares. Até agora, o Vietnã tem sido capaz de controlar a epidemia e é altamente apreciado pela comunidade internacional como um modelo anti-epidêmico razoável, eficaz e de baixo custo, apoiado pela população.

O Governo do Vietnã aposta em exercer bem o papel de criar e desenvolver o país e está determinado a atuar na inovação e reestruturação da sua economia, de forma sustentável e resiliente, para transformá-la em uma economia digital, considerando a satisfação das empresas e das pessoas como medida de eficiência.

Enfrentando situações complexas na epidemia, o Vietnã intensificou as atividades diplomáticas e a cooperação internacional com muitas formas inovadoras e flexíveis, fornecendo suprimentos e equipamentos médicos para 40 países e organizações. O futuro do Vietnã anda de mãos dadas com a paz, a estabilidade, a cooperação e a prosperidade compartilhada na região e no mundo. No contexto em que a epidemia da Covid-19 continua a ser um desafio e imprevisível, o Vietnã deseja cooperar estreitamente com outros países na prevenção eficaz da pandemia, bem como na recuperação econômica e no desenvolvimento do país.

Integração internacional proativa, o Vietnã assumiu inicialmente com sucesso o papel de presidente 2020 da ASEAN, presidente da AIPA41 e membro não permanente do Conselho de segurança das Nações Unidas, incluindo um bom desempenho como presidente do Conselho de segurança das Nações Unidas em janeiro de 2020 com muitas atividades e iniciativas importantes prontamente.

Até agora, o Vietnã estabeleceu relações diplomáticas com 189/193 estados membros das Nações Unidas; estabeleceu uma estrutura de relacionamento estável e de longo prazo com 30 parceiros estratégicos e abrangentes, criando uma base sólida para o Vietnã e outros países para melhorar a cooperação para o benefício de cada país e para a paz regionalmente e internacionalmente.

As relações econômicas entre o Vietnã e o Brasil continuaram melhorando com o aumento do comércio bilateral. O valor do comércio bilateral atingiu 5 bilhões de dólares em 2019 e 1,6 bilhões de dólares nos primeiros 5 meses de 2020, tornando o Vietnã o segundo maior parceiro comercial do Brasil na Ásia.

Nesta ocasião, gostaria de reafirmar os esforços do Vietnã para fortalecer e aprofundar a Parceria Integral com o Brasil – principal parceiro do Vietnã na América do Sul.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.