Conferência com os países árabes nesta quarta-feira (13) com participação do vice-presidente Hamilton Mourão.

0
99
O presidente em exercício,General Hamilton Mourão, ao sair de seu gabinete no Palácio do Planalto.

Inscrições Gratuitas

Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove conferência online sobre a relação do Brasil com os países árabes frente ao novo cenário global da covid-19 nesta quarta-feira (13) com participação do vice-presidente Hamilton Mourão.

Myke Sena/ANBA

Isaura Daniel– Anba

São Paulo – O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (foto acima), participa nesta quarta-feira (13) de webinar promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A conferência virtual, que ocorrerá das 11h às 12h, terá como tema “Brasil e Países Árabes: reforçando a agenda no novo cenário global”. Nela, falará também o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, e os vice-presidentes da entidade.

O objetivo do webinar é discutir como reforçar o relacionamento com os países árabes no novo contexto mundial determinado pelo coronavírus e no cenário que se desenhará depois da pandemia. A Câmara Árabe quer atrair para a discussão representantes de governos e do setor privado do Brasil e dos países árabes. O webinar tem inscrições abertas, gratuitas, e terá tradução simultânea para o inglês.

O presidente da Câmara Árabe relatou para a ANBA que na última vez que esteve nos países árabes, no começo deste ano, quando o coronavírus começava a se disseminar na região, ouviu de um interlocutor um questionamento sobre como o Brasil colaboraria com seu país no período. “Aquilo mostrou o papel que eles dão para o Brasil, de país líder, que tem um protagonismo, e que eles contam conosco”, diz.

Hannun afirma que em função de o Brasil ter privilegiado o fornecimento aos países árabes na crise, de não ter interrompido o comércio durante a crise, houve um reforço da confiança. Também afloraram as parcerias estratégicas e o trabalho colaborativo que já existiam e a necessidade de que sejam intensificados. “Nós já percebemos que esse reforço no relacionamento passa por uma série de novas oportunidades”, afirma Hannun.

A Câmara Árabe convidou Hamilton Mourão para o webinar para trazer o governo também para a formulação dessa estratégia de aproximação no novo cenário. “Como temos essa interlocução com o governo brasileiro, na pessoa do vice-presidente, queremos discutir como podemos construir isso, que é, na verdade, uma continuidade da construção do relacionamento, mas com novos ingredientes”, diz Hannun.

Hannun acredita que todos os atores são importantes nessa aproximação, desde os governos até a iniciativa privada. “Nós temos esse papel de fazer a ligação entre todos esses atores”, afirma o presidente da Câmara Árabe sobre o trabalho da entidade. A Câmara Árabe já promoveu outros três webinars, um deles envolvendo o Poder Legislativo, quando foi lançado o Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes, outro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e outro sobre o setor de logística.

Vão participar das discussões da conferência virtual da próxima quarta-feira os vice-presidentes da Câmara Árabe das áreas Administrativa, Mohamad Orra Mourad, de Relações Internacionais, Osmar Chohfi, de Comércio Exterior, Ruy Carlos Cury, de Marketing, Riad Naim Younes, e o diretor-tesoureiro, Nahid Chicani. Eles farão perguntas, levantando assuntos de diferentes aspectos da relação do Brasil com os países árabes.

Serviço:
Webinar “Brasil e Países Árabes: reforçando a agenda no novo cenário global”
Com a participação do vice-presidente Hamilton Mourão
Quarta-feira, 13 de março, das 11h às 12h
Inscrições gratuitas aqui