Embaixador do Kuwait no Brasil, Sr. Nasser Riden Al-Motairi, recebe convidados para a celebração das Datas Nacionais do país

O Embaixador do Estado do Kuwait no Brasil, Sr. Nasser Riden Al-Motairi, recebeu convidados para a celebração das Datas Nacionais do país. O dia 25 de fevereiro, celebrado como Dia Nacional, corresponde ao aniversário da Ascenção ao Trono do sheikh Abdullah al-Salim al-Sabah, ocorrida em 25 de fevereiro de 1961. Além dessa data, também foi comemorado o 29º Aniversário da Liberação do Kuwait, ocorrida em 26 de fevereiro de 1991.

O diretor do departamento do oriente medio do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Sr Sidney Romeiro falou sobre o kuwait em seu discurso” È país próspero, arrojado e aberto ao mundo”. Parabenizou o evento histórico, que comemora as conquistas do povo kuwaitiano, saudou o povo e o governo do país e plano visão kuwait 2035 lançado em 2017 que, segundo ele, prevê investimentos impressionantes e ressaltou a defesa de valores que o kuwait e a posição pacífica e mediadora de conflitos perante a comunidade internacional e principalmente na região.

Como enfatizado pelo Embaixador Nasser Al-Motairi em ocasiões anteriores, o Brasil é um país de enorme potencial e no Kuwait há um interesse sólido em promover a cooperação econômica e comercial, além de expandir os investimentos diretos no Brasil, para que ambos os países se beneficiem mutuamente de forma que os resultados alcançados sejam satisfatórios e elevem o nível das relações bilaterais. O Kuwait é um país que tem se empenhado em criar pontes de cooperação com todos os povos do mundo.

As relações bilaterais se fortaleceram muito ao longo do último ano: recentemente foi lançado o Selo Comemorativo alusivo ao Aniversário de 51 Anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre o Kuwait e o Brasil, que contou com a presença do General Floriano Peixoto, Presidente dos Correios, além da realização da Semana Cultural do Kuwait em São Paulo em dezembro de 2019. Vale também destacar as diversas visitas e encontros de alto nível entre os países, como a visita da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro ao Kuwait no ano passado. Há também um grande desejo de receber o Presidente Jair Bolsonaro no Kuwait ainda em 2020, além da visita de uma delegação parlamentar kuwaitiana ao Brasil, no âmbito do Grupo Parlamentar de Amizade Kuwait-Brasil, e no mês de abril ocorrerá a segunda reunião de Consultas Bilaterais da Comissão Mista Brasil-Kuwait, em Brasília.

País com a moeda mais valorizada do mundo e um dos maiores produtores de petróleo do mundo, moderno e tradicional, o Kuwait localiza-se na península Arábica, limitando-se com a Arábia Saudita (a oeste e ao sul), Iraque (ao norte) e com o Golfo Pérsico a leste. O Kuwait, quinto maior produtor de petróleo do mundo, possui aproximadamente 10% das reservas mundiais de petróleo, a maior fonte de riqueza do país. A exploração desse produto estimulou fluxos migratórios com destino ao país, e por isso a população kuaitiana é menor do que a de estrangeiros. O país também é um dos maiores produtores mundiais de gás natural. Com o intuito de flexibilizar a economia nacional, o governo vem implantando medidas para atrair investimentos internacionais, oferecendo vantagens econômicas para empresas transnacionais, além de vários projetos de cooperação com países estrangeiros.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.