ONU confirma Madri como sede da 25ª Conferência sobre Mudança Climática

As Nações Unidas confirmaram que Madri, na Espanha, irá acolher a 25ª Conferência Internacional sobre Mudança Climática (COP 25).

Nota da secretária-executiva da Convenção Sobre Mudança Climática, Patricia Espinosa, informou que evento será mantido para acontecer entre 2 e 13 de dezembro.

A COP 25 seria realizada no Chile, mas presidente Sebastián Piñera cancelou a possibilidade de sediar o evento devido à onda de protestos no país.

Governo espanhol fez oferta para acolher conferência. Foto: ONU News | Anton Uspensky

Governo espanhol fez oferta para acolher conferência. Foto: ONU News | Anton Uspensky

As Nações Unidas confirmaram que Madri, na Espanha, irá acolher a 25ª Conferência Internacional sobre Mudança Climática (COP 25).

O anúncio acontece depois de o presidente chileno, Sebastián Piñera, ter informado na quarta-feira (30) que seu país não mais abrigaria o evento devido à situação causada por protestos de rua. A COP 25 seria organizada na capital chilena, Santiago do Chile.

Mudanças

A confirmação de Madri, na Espanha, como nova capital foi feita pela secretária-executiva da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Patricia Espinosa.

Espinosa afirmou que o governo espanhol se colocou à disposição para sediar o evento mantendo o calendário original.

Importância da COP

A Conferência sobre Mudança Climática é uma das mais importantes para as Nações Unidas. É nela que os países selam seus compromissos e acordos nessa área.

Foi na COP realizada em 2015, na França, que foi aprovado o Acordo de Paris de combate à mudança climática.

Inicialmente, a realização da COP 25 estava marcada para ocorrer no Brasil, mas com a desistência anunciada em 2018 pelo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, de realizar o evento em seu país, o Chile ofereceu-se para abrigar a reunião.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.