Iranianos celebram o Ano Novo amanhã(20),Saiba mais sobre o Nowruz .

Nowruz: Ano Novo  iraniano

 

Nowruz literalmente “Novo Dia” é o nome do Ano Novo iraniano que é celebrado em todo o mundo pelos povos iranianos, juntamente com algunos outros grupos etnolinguísticos, como o início do Ano Novo de cada 21 de março (primeira dia de Farvardin).21 de março de 2018 sra primeira dia de Farvardin de ano 1397.

Tem sido comemorado por mais de 3.000 anos na Ásia Ocidental, na Ásia Central, no Cáucaso, na Bacia do Mar Negro e nos Balcãs. Ele marca o primeiro dia do primeiro mês (Farvardin) no calendário iraniano.

Nowruz é o dia do equinócio vernal e marca o início da primavera no Hemisfério Norte. Geralmente ocorre em 21 de março ou no dia anterior / seguinte, dependendo de onde é observado. O momento em que o sol cruza o equador celeste e iguala a noite eo dia é calculado exatamente a cada ano, e as famílias se reúnem para observar os rituais.

A Assembléia Geral das Nações Unidas reconheceu o Dia Internacional de Nowruz em 2010, descrevendo-o como um festival de primavera de origem iraniana, que tem sido comemorado por mais de 3.000 anos. Durante a reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Imaterial das Nações Unidas, realizada de 28 de Setembro a 2 de Outubro de 2009, o Nowruz foi oficialmente inscrito na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Nowruz inclui muitos estágios e semanas de preparação.

 

Limpeza e compras da casa

Limpeza da casa, ou agitando a casa é comumente observada antes da chegada de Nowruz. As pessoas começam a se preparar para o Nowruz com uma importante limpeza de primavera de sua casa ea compra de roupas novas para vestir para o Ano Novo, bem como a compra de flores. Em particular, o jacinto e a tulipa são populares e conspícuos.

 

Festival de Charshanbe Suri

Charshanbe Suri é um prelúdio para o Ano Novo. No Irã, é celebrado na véspera da última quarta-feira antes de Nowruz. É geralmente comemorado à noite, e é obtido por pessoas que fazem fogueiras e pulando sobre eles, bem como a criação de fogos de artifício e sparklers.

Contagem regressiva

Após Chahar Shanbeh Soori, os iranianos esperam com suas famílias e amigos para o momento exato em que ocorre o equinócio vernal, Tahvil em Farsi. As pessoas idosas distribuem doces e as crianças recebem moedas. As pessoas começam a fazer visitas curtas às casas de amigos e familiares ao longo do dia e da noite. Em cada visita de casa, os anfitriões fornecem porcas, doces, frutas secas e chá a seus convidados.

 

Vistos

Haft Seen (Seven S) é o tradicional cenário de mesa de Nowruz no Irã. Normalmente, antes da chegada de Nowruz, os membros da família de Count Down se reúnem em torno de uma mesa, com o Haft Seen definido nela, e aguardam o momento exato do equinócio de março para comemorar o Ano Novo. Naquele tempo, os presentes de Ano Novo são trocados.

A configuração inclui sete itens começando com a letra S ou visto no alfabeto persa. Os itens incluem:

  1. Verdura (sabze): Trigo, cevada ou lentilha brotos cultivados em um prato. É um símbolo do verde, da natureza e do Exhilaration. Também há alguns que afirmam que é um símbolo de amor também.
  2. Samanu (samanu): Um pudim doce feito de trigo germinado.
  3. Os frutos secos da árvore oleaster (senjed): simbolizam a sabedoria ea regeneração. Em medicamentos tradicionais Senjed foi utilizado para revigorar o cérebro ea memória, e por isso é considerado como símbolo de sabedoria em Haft-Seen.
  4. Alho (senhor): é símbolo de contentamento e não para invadir os direitos dos outros.
  5. Maçãs (sib): Sua principal definição simbólica é “Saúde”, há uma citação privelant na cultura persa que diz: “Se alguém comeu uma maçã em um dia, ele nunca exigiria um médico!”
  6. Sumac bagas (somāq): Sumac é um símbolo de paciência e tolerância.
  7. Vinagre (serke): simboliza a Desinfecção. Também alguns acreditam que é um símbolo de rendição e satisfação.

Estes itens também são conhecidos por terem correlação astrológica com os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Sol e Lua.

Outros itens simbólicos que geralmente são definidos ao longo do Haft Visto são velas, um espelho, moedas de decoração e ovos decorados (às vezes um para cada membro da família). Uma tigela de água com peixe dourado, um (Alcorão Sagrado) e / ou um livro de poesia (por exemplo, o Divã de Hafez) e água de rosas também estão incluídos no cenário.

 

Sizdah Bedar

No dia 13 do ano novo, os iranianos tentam se livrar da má sorte associada ao número 13, passando o dia fora se divertindo com a família e amigos. Muitas pessoas pack almoço piquenique e cabeça para parques ou o campo. A tradição é conhecida como sizdah bedar, ou “se livrar do dia 13”.

Os iranianos também descartam a grama sabzeh da mesa de Haft Seen, que reuniu toda a má fortuna potencial de uma família durante Nowruz. Algumas meninas solteiras nó lâminas de grama simbolizando a união de um homem e uma mulher na esperança de encontrar um marido antes do próximo Nowruz.

 

Informações e Texto: Embaixada do Irã no Brasil

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.