Entrevista com o Embaixador da África do Sul Ntshikiwane Joseph Mashimbye

Entrevista com o Embaixador da África do Sul Ntshikiwane Joseph Mashhimbye ( Traduzida do Inglês para o Português)

Tradução e entrevista: Fabiana Ceyhan

1- Prezado Senhor, por gentileza informe aos nossos leitores sobre as relações entre a África do Sul e o Brasil:

Temos Relações muito sólidas, concretas, somos dois países que temos muito a oferecer um ao outro em várias áreas, já temos muitos projetos em andamento, estamos muitos avançados em projetos de cooperação na área de defesa, no entanto acredito que podemos explorar ainda muito mais essa relação Brasil – África do Sul. Precisamos colocar em prática muitos projetos já assinados. Devido á mudanças políticas na África do Sul e também no Brasil,  o que é  compreensível, alguns projetos estão parados, mas temos a intenção de agilizar no mais tardar no ano que vem. O atual Ministro de relações exteriores Aloísio Nunes, visitou a África do Sul no ano passado, apesar de não ter sido uma visita específica para o comércio bilateral , ele visitou Fóruns  na África do Sul e nos últimos meses muitas coisas estão acontecendo entre nossos países.

2-O senhor poderia especificar em quais áreas estão os interesses mútuos entre os países:

O Brasil é um parceiro da África do Sul, inclusive no Brics, e tem uma vasta experiência na área de agricultura, nós Sul Africanos gostaríamos de trazer mais cidadãos Sul Africanos  para contribuir nesta área,  um dos  países que podem nos ajudar neste desenvolvimento agrícola é o Brasil. O Brasil tem muita experiência agrícola e na exportação de commodities, por outro lado a África do Sul tem muito a oferecer em termos de projetos de infraestrutura, nos últimos 10 anos tivemos um grande avanço nesta área.

A  África do sul também tem interesse em trazer indústrias de Vinho, e até mesmo produzir no Brasil, somos experientes também nas áreas de mineração e cooperação econômica. Temos também a intenção em ter mais cooperação com o Mercosul.

3-Quais os projetos mais avançados em andamento

Temos acordos em todas as áreas, econômicas, sociais, tecnológicas,mas eu fico feliz em te dizer que estamos com projetos avançados na  área de defesa, como já citei, estes projetos estão em altos níveis e beneficiam igualmente os dois países. O Brasil é muito importante no Hemisfério Sul, nesta área e tem muita experiência, é um líder na área de aviação. Precisamos também colocar em prática acordos de cooperação assinados anteriormente, nestas áreas.

4-Como estão os programas de intercâmbio 

Precisamos de mais pessoas envolvidas entre os dois países, somos fãs de futebol, música, e temos muito a dividir uns com os outros. Temos estudos em comum nas áreas de veterinária, agricultura, tecnologia, e enfatizo que ainda temos muito mais a cooperar .

 

¨Brazil is a regional leader, South África is a regional leader, the  two countries have a lot in common¨

¨Brasil é um líder regional,a África do sul é um líder regional, os dois países tem muito em comum ¨

 

5- Este Ano de 2018 a África do Sul comemora o Centenário   de Mandela, quais os planos para  celebrar esta data tão importante

É  um prazer  e  honra convidar todos os brasileiros para celebrar o centenário  de  Nelson Mandela, ele é um ícone mundial, este ano a partir de julho de 2018, vamos ter seminários, filmes, festivais, simpósios em todo o Brasil e também no mundo, eu gostaria de convidar todas as instituições culturais, representantes do governo brasileiro, professores e universitários  para  celebrar os princípios e as ideias que ele viveu e morreu por elas: paz, justiça, democracia e liberdade para todas as pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.