Embaixadora e diplomatas de Israel deixam a Turquia após fortes manifestações populares

Israel   convocou de volta seus embaixadores e diplomatas nos países da região, incluindo a Turquia.

Enquanto os confrontos entre Israel e Hamas continuam, o número de vítimas civis nos bombardeios em Gaza continua aumentando. No último ataque a um hospital em Gaza, centenas de pessoas perderam a vida, o que resultou em protestos contra Israel em todo o país.

Devido aos protestos, o Escritório de Segurança Nacional de Israel pediu aos seus cidadãos na Turquia que deixassem o país o mais rápido possível, e alguns cidadãos israelenses que chegaram ao Aeroporto de Istambul  também partiram do país ontem à noite.

Israel elevou o nível de alerta de viagens para a Turquia para o quarto nível, classificado como “alto nível de ameaça”. De acordo com informações obtidas, Israel decidiu retirar todos os seus diplomatas, incluindo o embaixador, da Turquia e dos países da região. Foi declarado que os diplomatas deixarão o país não devido à crise diplomática entre os dois países, mas por preocupações de segurança.

As críticas a Israel estão chegando de todas as 81 províncias da Turquia. Enquanto os protestos continuam em todo o país, um grande grupo se reuniu em frente ao Consulado de Israel em Istambul dois dias atrás. O grupo, que entoava slogans contra a guerra, lançou fogos de artifício no prédio do consulado.

Apesar da Turquia manter relações diplomáticas e cordiais com Israel, o povo turco apoia a causa Palestina e tem simpatia pelo povo palestino.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.